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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
possibilita ao homem considerar o mundo e a realidade.
Aprendê-la não significa aprender só as palavras, mas os
seus significados culturais e, através desses meios e os mo-
dos pelos quais as pessoas interagem socialmente. (BRASIL,
1997). Assim, a linguagem é considerada uma produção da
humanidade e constituída, portanto, como uma prática so-
cial. Através dela o homem tem a possibilidade de torna-se
sujeito, capaz de construir sua própria trajetória, tornando-
-se, assim, um ser histórico e social.
Nesse sentido, a linguagem vai além de sua dimen-
são comunicativa, pois os sujeitos se constituem por meio
das interações sociais. A linguagem, possibilita ao homem
representar a realidade física e social, desde o momento em
que é apreendida, conserva um vínculo diretamente ligada
ao pensamento. Pode-se dizer que a linguagem não só pos-
sibilita a representação e a regulação do pensamento e da
ação, como possibilita comunicar ideias, pensamentos, in-
tenções de diversas naturezas.
A linguagem é o sistema simbólico básico de todos os
grupos humanos, portanto, socialmente fundamental para a
interação entre indivíduos. É o grupo cultural onde o indiví-
duo se desenvolve que lhe fornece formas de perceber e or-
ganizar o real, as quais vão constituir os instrumentos psico-
lógicos que fazem a mediação entre o indivíduo e o mundo.
A linguagem é, por isso, uma atividade humana, histórica e
social. Então, pode-se afirmar que é pela linguagem que o
ser se constitui. A ação humana se faz pela linguagem, ou
seja, a linguagem pode ser entendida como um mecanismo
de ação do sujeito; agimos mediados pela linguagem.
A linguagem por ser de grande interação social, cumpre
como principal objetivo inicial, a comunicação, compreensão,
expressão de ideias voltadas ao senso crítico. Por meio das
relações sociais que o ser humano aprende e ensina, constrói
e desconstrói seu conhecimento. A constante interação entre
sujeito e o mundo exterior é o processo pelo qual se dá o
desenvolvimento intelectual humano.
Portanto, a concepção
da linguagem aceita atualmente, compreende a língua como