2132
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
vulnerabilidade em que resultou na medida socioeducati-
vas das meninas. A partir disso foi possível se abrir e ex-
perienciar, ficou mais fácil ouvi-las e vê-las como sujeito
da troca de conhecimentos sobre o cuidado em saúde.
No momento compartilhado entre todos presentes, na
identificação a partir dos relatos, na rede construída por
todas podemos observar que a valorização do indivíduo,
enquanto singularidade, vai de encontro a um cuidado
em saúde humanizado.
RESULTADOS
As rodas de conversa são métodos de aproximação
para as trocas de saberes, cenário propício para o processo
de saúde. Apesar das condições de vida das adolescentes,
naquele momento, não serem as mais favoráveis, se tor-
naram pela vivência atual de questionamentos sobre suas
ações de vida, cuidado e consequentemente saúde. A ma-
neira a qual as meninas compreendem sobre “cuidar da saú-
de” é para além do processo patológico da doença como foi
relatada: a prevenção de infecções sexualmente transmis-
síveis, todavia relacionado com os hábitos de vida, rede de
apoio, saúde da mente, entre outras.
Apesar de realidades de vida tão complicadas, em
comum a todas, percebemos que trouxeram para o mes-
mo espaço-tempo saberem diversos e singulares que na-
quele momento, pelo objetivo da atividade, necessitavam
ser socializados e direcionados ao cuidado em saúde. Sen-
do assim, com base no objetivo inicial da ação foi possível
estreitar os laços entre universidade e comunidade, saber
científico e saber popular, proporcionando novos modos de
aprendizagem os quais não sejam tão estratificados no inte-
rior dos currículos de formação de recursos humanos para a
saúde. Não se transforma a situação de saúde do indivíduo
ou da coletividade sem considerar que a construção dos su-
jeitos são diversas, e se dá a partir das relações intra e inter-
pessoais, dos meios físicos, sociais e culturais.