XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DO
SUJEITO NA PEDAGOGIA FREIREANA
Elisiana Tischler Noedel
1
Cênio Back Weyh
2
INTRODUÇÃO
Neste artigo pretendeu-se desenvolver uma reflexão
analítica considerando as possíveis contribuições da lingua-
gem para os processos de interação, percepção e socializa-
ção do sujeito, na perspectiva da pedagogia freireana.
As principais contribuições de Paulo Freire referente a
importância da linguagem como forma de socialização crí-
tica-pensante, considerando a centralidade da comunicação
e da linguagem nesse processo de constituição do indivíduo
como um ser pensante e crítico, estabelece, assim a impor-
tância e necessidade da inserção do sujeito na sociedade
contemporânea complexa e pluralista. Também é de nosso
interesse fazer uma abordagem a respeito do compromisso
da escola no sentido de ampliar as possibilidades do uso da
linguagem em diferentes contextos de realização, partindo
do pressuposto que a instituição é um espaço significativo
de socialização, mediado pela linguagem.
O domínio da língua depende da relação efetiva e
plena participação social, é por meio dela que o homem
se comunica, interage, tem acesso à informação, expressa
opiniões, constrói visões de mundo, produz conhecimento.
(BRASIL, 1997). O domínio da linguagem, seja ela escrita ou
falada, auxilia na construção de novos paradigmas, concei-
tos, saberes que aprimora a ação humana e pode tornar o
homem um sujeito com grande potencial intelectual. Pode-
-se afirmar que a linguagem é um sistema de signos que
1
Mestranda do PPG Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnoló-
gico – URI – Câmpus de Santo Ângelo – RS,
noedelelisianat@cfjl.com.br;
2
Dr. em Educação – docente do PPG Mestrado Profissional em Ensino Científi-
co e Tecnológico – URI – Câmpus de Santo Ângelo – RS,
ceniow@san.uri.br;