XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2131
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
REFERENCIAL TEÓRICO
Educar para a saúde é competência que profissionais
da área devem adquirir ao longo de sua formação, portanto
é um campo a ser trabalhado do ponto de vista da produção
do conhecimento e das práticas sociais, entre todas as pro-
fissões da área da saúde (FEUERWERKER, L.C. M., 2007). As
vivências de diferentes experiências têm revelado a neces-
sidade de um alargamento teórico-conceitual para pensar e
construir essas mudanças.
Dentre elas as rodas de conversas que é uma estra-
tégia política libertadora, que favorece a emancipação hu-
mana, política e social de coletivos historicamente excluí-
dos. Por ser um método de reflexão coletiva que consiste na
criação de espaços de diálogo, em que as pessoas possam
se expressar e, sobretudo, escutar os outros e a si mesmos
(SAMPAIO, 2014).
Dialogar não é reduzir a opinião do outro e prevalecer
sobre ela, não é falar para o outro, mas falar com ele (FREIRE,
1989). Logo, a partir do nosso trabalho desejamos mostrar
o quanto está equivocado tal ser, quando valoriza certo co-
nhecimento em detrimento de outro. Para Bezerra (2013)
diálogo não significa simplesmente palavras soltas ao vento,
mas pronúncias que juntas fazem parte da conscientização
dos homens e mulheres para a luta pela libertação. A ação
promove a cidadania das presentes, a humanização do cui-
dado e a singularidade do indivíduo.
METODOLOGIA
Trata-se de um relato de experiência da atividade de
educação em saúde, uma roda de conversa com as adoles-
centes, seis acadêmicas, duas professoras e uma enfermeira
da secretaria de saúde.
ANÁLISE
Primeiramente foi necessária a desconstrução de
um olhar de “pré-conceito” a respeito das situações de