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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

de quatro alunos do seu curso de graduação. Esta discipli-

na é formada por 14 professores e 56 alunos. Os cenários

de prática consistem nos territórios das Unidades de Saú-

de (US) da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do distri-

to Glória/Cruzeiro/Cristal (GCC) da cidade de Porto Alegre,

RS, Brasil. Relata-se a experiência do grupo de tutoria na

Unidade de Saúde (US) Nossa Senhora de Belém, onde foi

desenvolvida vivência problematizadora com as pessoas da

comunidade Belém Velho e com a equipe de trabalho como

estratégia pedagógica, que buscou estimular e desenvolver

nos alunos atitudes críticas e criativas em relação ao con-

texto. A equipe multiprofissional é composta por 1 médico

especialista em saúde da família, 1 enfermeira, 2 técnicas

de enfermagem, 3 ACSs, 1 cirurgiã dentista e 1 técnica em

saúde bucal. A US possui boa infraestrutura e utiliza sistema

eletrônico E-SUS que armazena informações dos pacientes.

O centro do território é urbanizado contrastando com seus

arredores formados por invasões em antigas fazendas nas

microáreas Recanto e Kanazava, com ruas sem saneamento

básico, muita pobreza, e visível desigualdade social. Tais fa-

tores vêm aumentando a população do território, e, por isso,

as ACSs relatam dificuldade em cadastrar os moradores das

invasões e aqueles com maior poder aquisitivo. Há o gru-

po “Mexa-se”, onde, idosos se reúnem, semanalmente, para

controle de sinais vitais e caminhar, dançar, assistir palestras

e passar bons momentos. No final do semestre os alunos da

disciplina apresentam suas vivências das práticas nos terri-

tórios. Os acadêmicos trocam ideias, escutam relatos, com-

partilham suas experiências ao conhecer a rede de atenção

à saúde primária e o SUS. A partir das vivências os alunos

compreendem o contexto de vida das pessoas que ali vivem

o que permite potencializar habilidades que impactem na

sua formação profissional.

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde. Comunicação in-

terdisciplinar. Educação em saúde.