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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
de quatro alunos do seu curso de graduação. Esta discipli-
na é formada por 14 professores e 56 alunos. Os cenários
de prática consistem nos territórios das Unidades de Saú-
de (US) da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do distri-
to Glória/Cruzeiro/Cristal (GCC) da cidade de Porto Alegre,
RS, Brasil. Relata-se a experiência do grupo de tutoria na
Unidade de Saúde (US) Nossa Senhora de Belém, onde foi
desenvolvida vivência problematizadora com as pessoas da
comunidade Belém Velho e com a equipe de trabalho como
estratégia pedagógica, que buscou estimular e desenvolver
nos alunos atitudes críticas e criativas em relação ao con-
texto. A equipe multiprofissional é composta por 1 médico
especialista em saúde da família, 1 enfermeira, 2 técnicas
de enfermagem, 3 ACSs, 1 cirurgiã dentista e 1 técnica em
saúde bucal. A US possui boa infraestrutura e utiliza sistema
eletrônico E-SUS que armazena informações dos pacientes.
O centro do território é urbanizado contrastando com seus
arredores formados por invasões em antigas fazendas nas
microáreas Recanto e Kanazava, com ruas sem saneamento
básico, muita pobreza, e visível desigualdade social. Tais fa-
tores vêm aumentando a população do território, e, por isso,
as ACSs relatam dificuldade em cadastrar os moradores das
invasões e aqueles com maior poder aquisitivo. Há o gru-
po “Mexa-se”, onde, idosos se reúnem, semanalmente, para
controle de sinais vitais e caminhar, dançar, assistir palestras
e passar bons momentos. No final do semestre os alunos da
disciplina apresentam suas vivências das práticas nos terri-
tórios. Os acadêmicos trocam ideias, escutam relatos, com-
partilham suas experiências ao conhecer a rede de atenção
à saúde primária e o SUS. A partir das vivências os alunos
compreendem o contexto de vida das pessoas que ali vivem
o que permite potencializar habilidades que impactem na
sua formação profissional.
Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde. Comunicação in-
terdisciplinar. Educação em saúde.