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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

variou entre 0 e 13 cáries, tendo um valor médio de 2 cá-

ries por adolescente, com um desvio-padrão de 2,82, sendo

maior que a média. Além disso, houve uma média de menos

de 1 restauração e 1 perda dentaria por adolescente.

ANÁLISE

A população de adolescentes analisada foi caracteri-

zada por viver abaixo da linha da pobreza porque suas famí-

lias sobreviviam com menos de um salário mínimo por mês

e em sua maioria eram compostas por 3 a 5 moradores por

residência em situação precária. Isto reflete a realidade vivi-

da também por 16,2 milhões de pessoas que se encontram

em pobreza extrema de acordo o último Censo do Instituto

Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010). Por outro

lado, tem-se conhecimento da distribuição heterogênea da

doença cárie, das diferenças entre as regiões e grupos so-

ciais e que a experiência da doença é mais severa nos gru-

pos populacionais submetidos à privação social (NARVAI et

al., 2006). Comprovadamente, as condições socioeconômi-

cas destes adolescentes estavam relacionadas com as per-

das dentárias, além de processos biológicos. A alta média

de perda dentária acarreta em prejuízos tanto para a funcio-

nalidade da dentição, o que pode implicar em distúrbios na

mastigação e na fala, quanto à qualidade de vida, autoesti-

ma do indivíduo e a socialização na comunidade onde está

inserido (HUNG et al., 2005).

Por outro lado, observou-se uma resposta positiva

com relação as conversas que aconteceram entre os acadê-

micos e os adolescentes, individualmente ou em dupla, de

forma natural e mais descontraída possível, em que os ado-

lescentes puderam expor a sua opinião, como um desabafo

ou gratidão. Nesse sentido, as ações de educação em saúde,

desenvolvidas neste projeto de extensão, buscaram confi-

gurar-se como uma prática libertadora, certificou-se mais

uma vez que, a comunidade assistida e a academia foram

fundamentais para o desenvolvimento das ações do SUS

como participantes de um processo de tomada de decisão e

controle das ações efetivadas.