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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
variou entre 0 e 13 cáries, tendo um valor médio de 2 cá-
ries por adolescente, com um desvio-padrão de 2,82, sendo
maior que a média. Além disso, houve uma média de menos
de 1 restauração e 1 perda dentaria por adolescente.
ANÁLISE
A população de adolescentes analisada foi caracteri-
zada por viver abaixo da linha da pobreza porque suas famí-
lias sobreviviam com menos de um salário mínimo por mês
e em sua maioria eram compostas por 3 a 5 moradores por
residência em situação precária. Isto reflete a realidade vivi-
da também por 16,2 milhões de pessoas que se encontram
em pobreza extrema de acordo o último Censo do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010). Por outro
lado, tem-se conhecimento da distribuição heterogênea da
doença cárie, das diferenças entre as regiões e grupos so-
ciais e que a experiência da doença é mais severa nos gru-
pos populacionais submetidos à privação social (NARVAI et
al., 2006). Comprovadamente, as condições socioeconômi-
cas destes adolescentes estavam relacionadas com as per-
das dentárias, além de processos biológicos. A alta média
de perda dentária acarreta em prejuízos tanto para a funcio-
nalidade da dentição, o que pode implicar em distúrbios na
mastigação e na fala, quanto à qualidade de vida, autoesti-
ma do indivíduo e a socialização na comunidade onde está
inserido (HUNG et al., 2005).
Por outro lado, observou-se uma resposta positiva
com relação as conversas que aconteceram entre os acadê-
micos e os adolescentes, individualmente ou em dupla, de
forma natural e mais descontraída possível, em que os ado-
lescentes puderam expor a sua opinião, como um desabafo
ou gratidão. Nesse sentido, as ações de educação em saúde,
desenvolvidas neste projeto de extensão, buscaram confi-
gurar-se como uma prática libertadora, certificou-se mais
uma vez que, a comunidade assistida e a academia foram
fundamentais para o desenvolvimento das ações do SUS
como participantes de um processo de tomada de decisão e
controle das ações efetivadas.