Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2118 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2118 / 2428 Next Page
Page Background

2118

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

um caso de polícia, que vigia e faz buscas, os discentes infre-

quentes, à sua maneira, também estão dizendo algo.

Se há quem proceda pela simplificação de preencher

os dados para ocupar planilhas, participar de fotografias e

fazer discursos, há no interior das escolas pessoas, mais do

que profissionais da educação, cuidando da humanização

e da amorosidade, porque, ao ser acolhido por um abraço

em suas demandas, vários discentes mantém-se na escola

e contribuem para que colegas seus retornem ao convívio

escolar amoroso, humanizado e vivo.

REFERÊNCIAS

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTE INFRE-

QUENTE-FICAI. MINISTÉRIO PÚBLICO. Porto Alegre,

2018. Disponível em:

<https://www.mprs.mp.br/me dia/areas/infancia/arquivos/manual_ficai/manual_fi cai_online_2017.pdf>

. Acesso em: 05 abr 2018.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Autonomia:

saberes necessá-

rios à prática educativa.

15.ed

. São Paulo: Paz e Terra,

2000.

MORIN, Edgar.

É preciso educar os educadores

. In: O Glo-

bo. Rio de Janeiro. Entrevista concedida a Andrea

Rangel em 02 jan 2017. Disponível em:

<https://www. mprs.mp.br/hotsite/ficai/>

. Acesso em: 11 abr 2018