2118
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
um caso de polícia, que vigia e faz buscas, os discentes infre-
quentes, à sua maneira, também estão dizendo algo.
Se há quem proceda pela simplificação de preencher
os dados para ocupar planilhas, participar de fotografias e
fazer discursos, há no interior das escolas pessoas, mais do
que profissionais da educação, cuidando da humanização
e da amorosidade, porque, ao ser acolhido por um abraço
em suas demandas, vários discentes mantém-se na escola
e contribuem para que colegas seus retornem ao convívio
escolar amoroso, humanizado e vivo.
REFERÊNCIAS
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTE INFRE-
QUENTE-FICAI. MINISTÉRIO PÚBLICO. Porto Alegre,
2018. Disponível em:
<https://www.mprs.mp.br/me dia/areas/infancia/arquivos/manual_ficai/manual_fi cai_online_2017.pdf>. Acesso em: 05 abr 2018.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia:
saberes necessá-
rios à prática educativa.
15.ed. São Paulo: Paz e Terra,
2000.
MORIN, Edgar.
É preciso educar os educadores
. In: O Glo-
bo. Rio de Janeiro. Entrevista concedida a Andrea
Rangel em 02 jan 2017. Disponível em:
<https://www. mprs.mp.br/hotsite/ficai/>. Acesso em: 11 abr 2018