2116
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Freire (2000) reafirma que “ensinar é substantivamente
formar”. Ensina, por sua compreensão, que “saber ensinar não
é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para
a sua produção ou a sua construção”, bandeira de trabalho
para o cotidiano dos educadores e da comunidade escolar.
Muitos programas dentro das políticas públicas
atraem os educandos para o meio ambiente vigente na es-
cola. Pela experiência, cita-se, como exemplos, o Programa
Escola Aberta e o Programa Mais Educação, que proporcio-
nam atividades em fins de semana e no contraturno, com di-
versas oficinas e ações programáticas. A que mais se destaca
é a parte esportiva, meio pelo qual, muitos desses resgates
ocorrem. Importante salientar que através do esporte pos-
sibilitam-se desenvolver vários valores e medidas relaciona-
das ao trabalho social, comunitário e educativo.
Se programas como esses têm comprovações de re-
sultados ao menos satisfatórios, lamenta-se que, nos últimos
anos, essas oportunidades estão devassadas e excluídas das
escolas com o argumento racionalizador e pouco inteligente
de cortes por motivos redutores nos recursos financeiros.
Mais uma grande perda!
Toda a vez na qual os ditames econômicos e financei-
ros cortarem verbas nos orçamentos públicos para as esco-
las e os programas sociais, se estará invertendo a prioridade
pelo ser humano e pela sua qualidade da vida. Como garan-
tir que exista amorosidade?
Outra situação grave está no fato de que a ineficiência
e ineficácia dos programas oficiais transferem ao grupo do-
cente as responsabilidades por esses fracassos, deixando-os
abandonados, desmotivados e, em alguns casos, até doen-
tes física e emocionalmente. Se os educadores partirem e
organizarem os estudos a partir do que conhecem da vida
do seu aluno, certamente, se terá amorosidade e se estará
prevenindo a infrequência. No entanto, como fazê-lo se nem
a ele, docente, é assegurado esse direito humano essencial?
Toda a comunidade escolar precisa ser valorizada,
sentir-se parte integrante da escola, da comunidade e da