XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2111
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
Aprende-se em Freire (2000), que não é a educação
que forma a sociedade de uma determinada maneira e, sim,
a sociedade que, tendo formado a si mesma, de certa forma,
estabelece o processo educacional que está de acordo com
os valores praticados por essa mesma sociedade.
Ensinou o mestre, que há um todo complexo sistema
envolvido para que o aluno retorne à sala de aula e ao pro-
cesso de ensino-aprendizagem. No entanto, ao contemplar
pesquisas, relatos de experiências e outras reflexões teóri-
cas, verifica-se que o sistema brasileiro de educação e dos
demais setores envolvidos em parceria e rede de serviços
sobrevivem diante de uma espécie de caos nos municípios
brasileiros, cujas demandas, inclusive às escolas, ao Ministé-
rio Público e ao Conselho Tutelar, “faltam pernas” para dar
conta, assim como, empilham-se problemas intrafamiliares
e de vizinhança, como nas criminalidades de abuso e maus
tratos, principalmente, contra crianças.
A escola e sua coletividade de professores e demais
servidores, por seu lado, não conseguem atender a tan-
tas dificuldades e embaraços vigentes no meio escolar. O
comprometimento institucionalizado da rede de ensino, do
mesmo modo, agrava-se em problemas e os recursos se
evadem, sendo menores por toda sorte de contextos buro-
cratizantes, como o congelamento e a racionalização dos re-
cursos materiais, humanos e financeiros. Com essa minimi-
zação orçamentária e de estimulações pessoalizadas onde
captar recursos e motivações para que as aulas se tornem
mais atrativas?
O antropólogo, sociólogo e filósofo Edgar Morin
(2017, p. 1) recomenda com propriedade: “É preciso edu-
car os educadores”! Ressalta que o professor possui uma
missão social e a gestão e a opinião pública precisam ter
consciência dessa missão. Adiciona-se essa afirmativa pela
carência de que sejam pensadas políticas mais qualificadas
para dinamizar o processo educacional como um todo. Ace-
na-se para a necessidade de que os professores dialoguem
com outros campos do conhecimento e do saber.