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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

acomodados, sempre respeitando princípios e valores. As-

sim contribuiremos para o desenvolvimento do ser humano

por inteiro, seja na questão cognitiva, moral, afetiva e social.

Muito pode-se fazer na área e no espaço de ensino,

no campo da pedagogia. O trajeto que fazemos nos expõe

a erros e acertos, e com isso a experiência vivida nos pos-

sibilita a encontrar o caminho que nos leva até aos nossos

objetivos. A ação de cuidar da criança, ter o olhar que possi-

bilita enxergar e definir quais suas necessidades, a proposta

elaborada pelo pedagogo em relação a ela, seja no início

da sua vida escolar ou durante sua caminhada, nos espaços

não escolares, na área empresarial, na área da saúde, da as-

sistência social, seja ela qual for, a importância é tamanha e

depende muito da qualificação desse profissional.

Observamos a necessidade desse profissional no mer-

cado durante todas as etapas realizadas, e notamos tam-

bém que seu trabalho hoje é valorizado conforme cresce

sua participação em relação a contribuir com o desenvolvi-

do da educação, a evolução e o bem estar do ser humano.

Fica evidenciado que o trabalho na área da educação muitas

vezes precisa ser planejado em conjunto, envolver pessoas

qualificadas, com formação em suas áreas, ter uma relação

aproximada com a comunidade e ser aberta a ouvir/escutar,

observar com um olhar atento tudo aquilo que nos cerca.

Conforme podemos contemplar no artigo, o pedago-

go é o profissional que atua em várias instâncias da práti-

ca educativa, exercer sua profissão é um desafio, portanto,

além de ser capacitado com uma formação, é necessário

também gostar de desempenhar seu papel, amar o ato de

aprender e ensinar.

Através desses atos, nossos atos, surgem

às responsabilidades por aquilo que produzimos, e com isso

passamos a ser o carpinteiro de nossa vida.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, Maria C. S.; HORN, Maria da Graça S.

Projetos

pedagógicos na Educação Infantil.

Porto Alegre:

Artmed, 2008.