2106
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
acomodados, sempre respeitando princípios e valores. As-
sim contribuiremos para o desenvolvimento do ser humano
por inteiro, seja na questão cognitiva, moral, afetiva e social.
Muito pode-se fazer na área e no espaço de ensino,
no campo da pedagogia. O trajeto que fazemos nos expõe
a erros e acertos, e com isso a experiência vivida nos pos-
sibilita a encontrar o caminho que nos leva até aos nossos
objetivos. A ação de cuidar da criança, ter o olhar que possi-
bilita enxergar e definir quais suas necessidades, a proposta
elaborada pelo pedagogo em relação a ela, seja no início
da sua vida escolar ou durante sua caminhada, nos espaços
não escolares, na área empresarial, na área da saúde, da as-
sistência social, seja ela qual for, a importância é tamanha e
depende muito da qualificação desse profissional.
Observamos a necessidade desse profissional no mer-
cado durante todas as etapas realizadas, e notamos tam-
bém que seu trabalho hoje é valorizado conforme cresce
sua participação em relação a contribuir com o desenvolvi-
do da educação, a evolução e o bem estar do ser humano.
Fica evidenciado que o trabalho na área da educação muitas
vezes precisa ser planejado em conjunto, envolver pessoas
qualificadas, com formação em suas áreas, ter uma relação
aproximada com a comunidade e ser aberta a ouvir/escutar,
observar com um olhar atento tudo aquilo que nos cerca.
Conforme podemos contemplar no artigo, o pedago-
go é o profissional que atua em várias instâncias da práti-
ca educativa, exercer sua profissão é um desafio, portanto,
além de ser capacitado com uma formação, é necessário
também gostar de desempenhar seu papel, amar o ato de
aprender e ensinar.
Através desses atos, nossos atos, surgem
às responsabilidades por aquilo que produzimos, e com isso
passamos a ser o carpinteiro de nossa vida.
REFERÊNCIAS
BARBOSA, Maria C. S.; HORN, Maria da Graça S.
Projetos
pedagógicos na Educação Infantil.
Porto Alegre:
Artmed, 2008.