XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2107
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
CANÁRIO, Rui. Escola: crise ou mutação. In: CANÁRIO, Rui.
A escola tem futuro?
Das promessas às incertezas.
Porto Alegre: Artmed, 2006.
CARNEIRO, Maria Angela Barbato. Memória e patrimônio: a
cultura da infância e o brincar. In: CARNEIRO, M. A. B.
(Org.).
Cócegas, cambalhotas e esconderijos:
cons-
truindo cultura e criando vínculos. São Paulo: Articula-
ção Universidade Escola, 2010.
CUNHA, Maria Isabel da. Quem é o bom professor. In:
CUNHA, Maria Isabel da.
O bom professor e sua prá-
tica.
Campinas: Papirus, 1989.
FREIRE, Paulo.
Medo e ousadia
. São Paulo: Editora Paz e
Terra, 2008.
______.
Pedagogia da autonomia
– Saberes necessários a
prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir.
A escola e o professor:
Paulo Freire e a
paixão de ensinar. 1. ed. São Paulo: Publisher, 2007.
Disponível em:
http://www.paulofreire.org. Acesso em:
15 nov. 2013.
LIBÂNEO, José Carlos.
Pedagogia e Pedagogos, para quê?
São Paulo: 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MARQUES, Mário Osório. Projeto pedagógico: A marca da
escola.
Revista Educação e Contexto.
Projeto peda-
gógico e identidade da escola no 18. ljuí, Unijuí, abr./
jun. 1990.
OLIVEIRA, R. C. S.
Terceira Idade:
do repensar dos limites
aos sonhos possíveis. Campinas: Papirus, 1999.
RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral.
Pedagogia Empresa-
rial:
atuação do pedagogo na empresa. Rio de Janeiro:
Wak, 2003.
STECANELA, Nilda. Escola e pesquisa: um encontro possí-
vel. In:
Anais do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre
Questões Curriculares
. Universidade Federal de Santa
Catarina. Florianópolis, 02 a 04 de setembro de 2008.
WEISS, Luise.
Brinquedos & Engenhocas
– Atividades lúdi-
cas com sucata. São Paulo: Scipione, 1997.