2112
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
A experiência de uma das autoras como professora e
diretora, por muitos anos, de uma escola municipal de edu-
cação infantil e ensino fundamental fez emergir essa temá-
tica e se propõe o debate de como tornar frequente o aluno
ausente nas escolas públicas.
Pessoas envolvidas com a dinâmica escolar sabem do
programa existente para resgatar esses discentes infrequen-
tes, em especial, as FICAIs. Pelo fluxograma, as escolas são
responsáveis por reconhecer a infrequência, preencher os
dados e encaminhá-los aos demais procedimentos previs-
tos. E se a burocracia atrapalha? E quando o educador não
comunica, com a desculpa de que o aluno fora da sala de
aula não o incomoda e opta pela comodidade de se abster
da situação? Muitos desses alunos infrequentes são indisci-
plinados e revoltados, até como mecanismo para chamar a
atenção.
Educadores desmotivados, sem amorosidade para com
os demais agentes do processo educacional e vítimas de
questões visíveis e debatidas nos encontros dos profissionais
da educação, como salário, carga horária excessiva, subem-
pregos, submetidos à situações de violência, famílias deses-
truturadas, educandos impacientes, são realidades a serem
problematizadas com preocupações mais atentas, para que
possam ser incluídas no conjunto das reivindicações e refle-
xões, visando-se qualificar a educação e o ensino com ações
efetivas, eficientes e eficazes, concebendo-se políticas de
gestão e operacionalidade mais sensíveis, atentas e adequa-
das aos componentes valorados por Paulo Freire em aspectos
como a dialogicidade, a humanização e a amorosidade.
Concebendo-se a educação com a amplitude maior
do que o próprio processo ensino-aprendizagem, se esse já
apresenta graves problemas estruturais e de organicidade,
é previsível que também a educação sofra dessas incom-
pletudes incompreensíveis por parte dos gestores públicos
de todos os níveis de governo. Todavia, reconhecem-se ten-
tativas que procuram ser inovadoras, porém que tem seu
nascimento fragilizado pelos demais determinantes que in-