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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

gate desses educandos, em especial, nas escolas públicas.

Quer-se, portanto, conjecturar pensamentos e ideias sobre

os alunos infrequentes, sobre a educação através da ação

docente no processo de ensino e de aprendizagem, além

de oferecer espaços para releituras relacionadas ao papel

social da escola, dos currículos, da formação docente e dis-

cente, das propostas pedagógicas, dos aspectos ligados à

avaliação, assim como, em torno dos motivos que levam um

discente a se tornar infrequente.

Os referenciais baseados em pressupostos do educa-

dor Paulo Freire apresentam elementos conjunturais valio-

sos para as análises das políticas públicas oferecidas nesse

contexto, entretanto, é mais desafiador, também, imagi-

nar-se o contexto da escola diante da ótica da humaniza-

ção e da amorosidade. Se há alunos infrequentes, “cadê a

amorosidade”?

A EDUCAÇÃO COMO

REFERENCIAL

TEÓRICO E PRÁTICO

PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

A escola pública é o principal ambiente localizado

para o aluno obter e ampliar os seus conhecimentos, onde

deve se sentir acolhido e amado na condição de um ser hu-

mano único e verdadeiramente especial. Independente da

sua classe social e outras características pessoais como ida-

de, cor, opção sexual e religiosidade, essa pessoa tem o di-

reito de ser acolhida, humanizada e amorosamente. Muitos

são os aprendizados possíveis de serem disponibilizados a

todos os indivíduos que são inscritos ou se inscrevem em

algum segmento da rede integrada, pública e particular, do

sistema escolar brasileiro.

A educação, através da ação docente no processo de

ensino e de aprendizagem, oferece espaços para inúmeras

releituras: sobre o papel social da escola, sobre o currículo

da formação para a cidadania, da própria formação docente,

da proposta pedagógica, dos aspectos relacionados à ava-

liação, assim como, sobre os motivos que levam discentes a

se tornarem

infrequentes

.