2110
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
gate desses educandos, em especial, nas escolas públicas.
Quer-se, portanto, conjecturar pensamentos e ideias sobre
os alunos infrequentes, sobre a educação através da ação
docente no processo de ensino e de aprendizagem, além
de oferecer espaços para releituras relacionadas ao papel
social da escola, dos currículos, da formação docente e dis-
cente, das propostas pedagógicas, dos aspectos ligados à
avaliação, assim como, em torno dos motivos que levam um
discente a se tornar infrequente.
Os referenciais baseados em pressupostos do educa-
dor Paulo Freire apresentam elementos conjunturais valio-
sos para as análises das políticas públicas oferecidas nesse
contexto, entretanto, é mais desafiador, também, imagi-
nar-se o contexto da escola diante da ótica da humaniza-
ção e da amorosidade. Se há alunos infrequentes, “cadê a
amorosidade”?
A EDUCAÇÃO COMO
REFERENCIAL
TEÓRICO E PRÁTICO
PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
A escola pública é o principal ambiente localizado
para o aluno obter e ampliar os seus conhecimentos, onde
deve se sentir acolhido e amado na condição de um ser hu-
mano único e verdadeiramente especial. Independente da
sua classe social e outras características pessoais como ida-
de, cor, opção sexual e religiosidade, essa pessoa tem o di-
reito de ser acolhida, humanizada e amorosamente. Muitos
são os aprendizados possíveis de serem disponibilizados a
todos os indivíduos que são inscritos ou se inscrevem em
algum segmento da rede integrada, pública e particular, do
sistema escolar brasileiro.
A educação, através da ação docente no processo de
ensino e de aprendizagem, oferece espaços para inúmeras
releituras: sobre o papel social da escola, sobre o currículo
da formação para a cidadania, da própria formação docente,
da proposta pedagógica, dos aspectos relacionados à ava-
liação, assim como, sobre os motivos que levam discentes a
se tornarem
infrequentes
.