XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2105
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
Mas como o pedagogo poderia contribuir para com
os idosos que estão nesses espaços de cuidado? Alguns de-
safios precisam ser confrontados, o trabalho inicia com a
estruturação de como trabalhar com o idoso, tendo em vista
suas necessidades e possibilidades. É necessário conhecer
esse idoso, saber o que ele deseja, trabalhar individualmente
com cada um, conhecendo suas necessidades e peculiarida-
de, entendendo que existem diferenças entre esses idosos,
e que cada um deles é único e apresentam necessidades,
dificuldades e trazem consigo uma história e experiências. O
maior desafio é dar continuidade do viver após os sessenta/
setenta anos, mostrando novos caminhos e traçando novos
objetivos de apoio para a vida dos idosos.
De acordo com Libâneo (2002, p. 25)
O pedagogo é o profissional que atua em várias ins-
tâncias da prática educativa, direta ou indiretamente
ligadas à organização e aos processos de transmis-
são e assimilação ativa dos saberes e modos de ação,
tendo em vista objetivos de formação humana defi-
nidos em sua contextualização histórica.
Dessa forma, tem-se uma visão das áreas de atuação
do pedagogo que vai além dos limites da escola. Uma das
atividades extraescolares configura-se na pedagogia para o
envelhecer, em que o pedagogo tem a opção de trabalhar
em instituição pública ou privada, em Organizações Não-
-Governamentais (ONG), contribuindo como um elemento
importante para a construção da cidadania dos idosos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Dentre as aprendizagens apresentadas, destacamos
que a mais significativa foi a de que devemos ser capazes
de nos relacionar de forma aberta com os outros e, facilitar
a comunicação. Precisamos ser flexíveis para conseguirmos
compreender diferentes pontos de vista. É necessário além
da nossa formação, que deve ser continuada, sermos cria-
tivos, corajoso, dinâmicos e competentes, e não gestores