XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2109
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
DISCENTES INFREQUENTES:
CADÊ A AMOROSIDADE?
Nilva Xavier da Silva
1
Dilmar Xavier da Paixão
2
Renata da Silva Vier
3
INTRODUÇÃO
O propósito deste estudo objetiva refletir e expor in-
quietudes sobre a realidade, grave e bem contemporânea, de
alunos e de alunas que se tornaram ausentes das salas de aula
e se distanciam, cada vez mais, do processo educacional for-
malizado. Para tanto, a par de promover reflexões e análises
críticas do contexto, este trabalho relata experiências da ação
docente em escola pública municipal e contempla pesquisas
sobre o tema desses discentes do sistema público das redes
de ensino considerados com a nomenclatura de
infrequentes
.
A relevância deste estudo acentua-se na nota de que
há educandos muito desmotivados e que nem sonham
mais; que precisam acordar esse sentimento no íntimo de
sua existência para que, de cada um, a sua autoestima seja
aflorada. A sociedade, em muitos casos desses, acaba ex-
cluindo, mais ainda, os excluídos, que preferem deixar de
estudar. Tem sido suficiente, ao menos, o que fazem os po-
deres públicos constituídos?
No sistema escolar vigente há alunos infrequentes,
apesar da existência de políticas governamentais para o res-
1
Educadora Física, Bacharel e Licenciada pela UNISINOS. Email:
nilvaxp@ yahoo.com.br2
Doutorando em Educação/PPGEDU-UFRGS. Mestre em Educação/UFSM.
Professor do Departamento de Assistência e Orientação Profissional-
-DAOP/EE/UFRGS. Lidera o Laboratório de Estudos sobre Ruído, Acústica,
Saúde, Educação Popular e Qualidade do Bem-Viver-LERASEQ/UFRGS-C-
NPq e o Núcleo de Estudos sobre Saúde Pública, Coletiva e do Trabalho/
UFRGS-CNPq. E-mail:
dilmarpaixão@yahoo.com.br3
Acadêmica de Medicina Veterinária, UNIRITTER. E-mail:
renatavier1999@ gmail.com