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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

O contexto atual da terceira idade no Brasil tem apre-

sentado avanços significativos do número de idosos. Este

fenômeno se faz presente nas sociedades indistintamente

do grau de desenvolvimento, desta maneira, um dos gran-

des desafios delineados para o século XXI é equacionar as

reais necessidades deste emergente perfil populacional,

preocupando-se com a garantia de direitos, de autonomia,

e de qualidade de vida.

Na leitura freireana do mundo, autonomia é abertura

do ser, cultural e histórico, para a solidariedade. Relaciona-

-se com a capacidade de decidir, é processo histórico que

“vai se constituindo na experiência de várias, inúmeras deci-

sões que vão sendo tomadas” (FREIRE, 1996, p. 107).

Devido as constantes mudanças sociais, muitas ve-

zes o idoso vem cada vez mais se sentindo excluído da

sociedade, tendo como autor desse ato de excluir, mem-

bros das suas próprias famílias. O trabalho pedagógico

tem a intenção de reverter esta ideia de que o idoso não

faz mais parte da sociedade. Porém, é necessário ter o

conhecimento para que esse possa ser articulado como

instrumento competente e necessário com os idosos, na

tentativa de superar as disparidades sociais dentro dos

contextos vividos.

Segundo Oliveira (1999, p. 7)

A sociedade coloca o velho numa situação típica

de marginalização social, na proporção em que

ergue contra ele inúmeras barreiras sociais e de-

senvolve atitudes de preconceitos e discriminação

social. Percebe-se, então, que o idoso não tem um

espaço de ação, nem mesmo na sociedade, onde

ele se encontra cada vez mais excluído. A socie-

dade impõe imperativos de produção, agilidade

e modernidade. O idoso, por questões biológicas,

pode apresentar algumas limitações ou dificulda-

des, mas isso não significa a incapacidade de rea-

lizar tarefas. Porém, na perspectiva atual, o idoso

é considerado muitas vezes como incômodo, por

não atuar na velocidade e na maneira em que os

jovens julgam mais correta ou mais adequada.