2104
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
O contexto atual da terceira idade no Brasil tem apre-
sentado avanços significativos do número de idosos. Este
fenômeno se faz presente nas sociedades indistintamente
do grau de desenvolvimento, desta maneira, um dos gran-
des desafios delineados para o século XXI é equacionar as
reais necessidades deste emergente perfil populacional,
preocupando-se com a garantia de direitos, de autonomia,
e de qualidade de vida.
Na leitura freireana do mundo, autonomia é abertura
do ser, cultural e histórico, para a solidariedade. Relaciona-
-se com a capacidade de decidir, é processo histórico que
“vai se constituindo na experiência de várias, inúmeras deci-
sões que vão sendo tomadas” (FREIRE, 1996, p. 107).
Devido as constantes mudanças sociais, muitas ve-
zes o idoso vem cada vez mais se sentindo excluído da
sociedade, tendo como autor desse ato de excluir, mem-
bros das suas próprias famílias. O trabalho pedagógico
tem a intenção de reverter esta ideia de que o idoso não
faz mais parte da sociedade. Porém, é necessário ter o
conhecimento para que esse possa ser articulado como
instrumento competente e necessário com os idosos, na
tentativa de superar as disparidades sociais dentro dos
contextos vividos.
Segundo Oliveira (1999, p. 7)
A sociedade coloca o velho numa situação típica
de marginalização social, na proporção em que
ergue contra ele inúmeras barreiras sociais e de-
senvolve atitudes de preconceitos e discriminação
social. Percebe-se, então, que o idoso não tem um
espaço de ação, nem mesmo na sociedade, onde
ele se encontra cada vez mais excluído. A socie-
dade impõe imperativos de produção, agilidade
e modernidade. O idoso, por questões biológicas,
pode apresentar algumas limitações ou dificulda-
des, mas isso não significa a incapacidade de rea-
lizar tarefas. Porém, na perspectiva atual, o idoso
é considerado muitas vezes como incômodo, por
não atuar na velocidade e na maneira em que os
jovens julgam mais correta ou mais adequada.