Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2099 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2099 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2099

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

a exploração, o encantamento, o questionamento, a indaga-

ção e o conhecimento das crianças em relação ao mundo

físico e social, ao tempo e à natureza, promovendo a intera-

ção, o cuidado, à preservação, entre outros fatores.

Conhecemos a história da gestão escolar, que já foi

a administração escolar de outrora. Vimos como as escolas

são organizadas, seja na atualidade ou em tempos passados

e a influência das teorias administrativas/gestoras que vigo-

ram em cada período. Obtendo a compreensão podemos

dimensionar a importância da formação dos profissionais

que integram equipes na gestão escolar. O termo gestão

precisa estar relacionado função social da educação, cola-

borando no desenvolvimento das atividades necessárias,

tanto na elaboração como na sua aplicação.

A gestão escolar é parte integrante do processo edu-

cativo. É necessário fazer aquisição dessas compressões

para poder buscar e conseguir desempenhar a produção

de cada função. Um dos papeis principais da gestão esco-

lar é acompanhar a formação de professores, podendo as-

sim, assessorar, fornecendo todo o suporte necessário para

que sua formação seja continuada, tanto no campo didático

como no lado humano, as relações com alunos e comuni-

dade, a organização dos espaços e tempos pedagógicos, a

produção de materiais pedagógicos, a tomada de decisões

e responsabilidades.

Quando adentramos a área da gestão escolar, é im-

portante termos a clareza de que ela precisa ser democrá-

tica, para isso é necessário um planejamento participativo,

e a aproximação da comunidade é muito importante para

a escola, ambos os envolvidos nesse processo devem ser

atuantes e podem colaborar para com o desenvolvimento

do ensino, tanto em planejamento, quanto a decisões e com

isso obter um resultado positivo. Podemos destacar a escola

democrática da seguinte maneira:

Como lugar de pessoas e de relações, é também

um lugar de representações sociais. Como institui-

ção social ela tem contribuído tanto para a manu-