XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2097
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
buindo para seu crescimento. Durante o estágio a percep-
ção de que a alteração e a mudança no ambiente, fazendo
adaptações pudessem ajudar de alguma forma, foi muito
importante, pois, foi gratificante notar o ganho que temos
em relação a acertos nesse sentido.
Proporcionar essas mudanças requer um olhar com
percepção para com as necessidades e possibilidades de
cada lugar ou local. Toda e qualquer mudança muitas ve-
zes não são fáceis, pois, existe certa resistência por parte
daqueles que não têm a mesma vontade de fazer o algo a
mais ou até mesmo participar do crescimento e desenvol-
vimento do aluno.
No estágio dos anos iniciais a
utilização da metodo-
logia de projetos como estratégia de aprendizagem, com
temas geradores, proporcionou um ambiente motivador e
propício ao ensino, podendo ser um instrumento que auxi-
lie as crianças em seu desenvolvimento. Na escola a criança
vivencia grandes desafios e descobertas, que por sua vez, ga-
rante o amadurecimento dos seus aspectos físicos, psíquicos
e sociais, ampliando assim cada vez mais sua visão de mundo.
Além disso, faz com que a mesma tenha participação ativa em
todas as etapas da construção do seu conhecimento.
Assim, trabalhando com projetos didáticos interdisci-
plinares foi uma excelente forma de atrair o interesse pelo
conhecimento. Neste momento, o educador oferece uma
gama de estratégias, oportunizando o fazer mútuo.
Segundo Barbosa e Horn (2008, p. 87)
A pedagogia de projetos vê a criança como um ser
capaz, competente, com um imenso potencial e
desejo de crescer. Alguém que se interessa, pen-
sa, duvida, procura soluções, tenta outra vez, quer
compreender o mundo a sua volta e dele participar,
alguém aberto ao novo e ao diferente. Para as crian-
ças, a metodologia de projetos oferece o papel de
protagonistas das suas aprendizagens, de aprender
em sala de aula, para além dos conteúdos, os di-
versos procedimentos de pesquisa, organização e
expressão dos conhecimentos.