Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2092 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2092 / 2428 Next Page
Page Background

2092

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

O artigo está organizado em etapas, identificando

cada momento dos estágios realizados. Inicialmente apre-

sentamos uma contextualização dos estágios, na sequência

destacamos as aprendizagens oportunizadas pelos momen-

tos de atuação e por fim analisamos esse processo com ên-

fase na atuação em espaço não-escolar. Com isso será pos-

sível o leitor obter o conhecimento e o entendimento das

possíveis atuações no campo da pedagogia.

OS ESTÁGIOS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO

PEDAGOGO

A identidade profissional do pedagogo começa a se

constituir a partir de um olhar crítico sobre si mesmo. O

que ele pensa, no que crê, as formas de ensinar e aprender,

assim como as normas da instituição de ensino, isso tudo

pode influenciar na sua constituição. Vejo a constituição da

identidade profissional do pedagogo como sendo um re-

sultado da teoria aliada a pr

á

tica da docência. A formação

e a atuação docente resultam em um processo que precisa

ter o envolvimento da experiência prática e o conhecimen-

to, para que ocorra essa transformação, essa constituição. A

prática docente se transforma entre o desenvolvimento e a

organização do trabalho escolar, fazendo desse um proces-

so constante.

A compreensão e domínio do conhecimento pedagó-

gico aplicados na prática da educação escolar, em diferentes

níveis de escolarização e em ambientes não escolares, a par-

ticipação junto a projetos educativos, a realização de ações

didáticas pedagógicas, a investigação, a inquietação em re-

lação ao produzir conhecimento e transformar espaços em

oportunidades de aprendizado, ou seja, um conjunto de de-

dicação possibilita que haja a transformação e crescimento

na formação continuada. “Sem interrogação não há conhe-

cimento. A curiosidade e a solução de problemas estão no

centro do trabalho de aprender”. (BACHELARD, 1984, p. 26)

É necessário pesquisar, se inquietar, ir à busca do novo e

estar sempre em construção.