2092
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
O artigo está organizado em etapas, identificando
cada momento dos estágios realizados. Inicialmente apre-
sentamos uma contextualização dos estágios, na sequência
destacamos as aprendizagens oportunizadas pelos momen-
tos de atuação e por fim analisamos esse processo com ên-
fase na atuação em espaço não-escolar. Com isso será pos-
sível o leitor obter o conhecimento e o entendimento das
possíveis atuações no campo da pedagogia.
OS ESTÁGIOS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO
PEDAGOGO
A identidade profissional do pedagogo começa a se
constituir a partir de um olhar crítico sobre si mesmo. O
que ele pensa, no que crê, as formas de ensinar e aprender,
assim como as normas da instituição de ensino, isso tudo
pode influenciar na sua constituição. Vejo a constituição da
identidade profissional do pedagogo como sendo um re-
sultado da teoria aliada a pr
á
tica da docência. A formação
e a atuação docente resultam em um processo que precisa
ter o envolvimento da experiência prática e o conhecimen-
to, para que ocorra essa transformação, essa constituição. A
prática docente se transforma entre o desenvolvimento e a
organização do trabalho escolar, fazendo desse um proces-
so constante.
A compreensão e domínio do conhecimento pedagó-
gico aplicados na prática da educação escolar, em diferentes
níveis de escolarização e em ambientes não escolares, a par-
ticipação junto a projetos educativos, a realização de ações
didáticas pedagógicas, a investigação, a inquietação em re-
lação ao produzir conhecimento e transformar espaços em
oportunidades de aprendizado, ou seja, um conjunto de de-
dicação possibilita que haja a transformação e crescimento
na formação continuada. “Sem interrogação não há conhe-
cimento. A curiosidade e a solução de problemas estão no
centro do trabalho de aprender”. (BACHELARD, 1984, p. 26)
É necessário pesquisar, se inquietar, ir à busca do novo e
estar sempre em construção.