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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

OS ESTÁGIOS E AS APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS

Todos os estágios estavam organizados de modo que,

inicialmente fosse destinada uma carga horária para a aná-

lise da realidade, a qual envolveu observação e leitura da

realidade, seja ela escolar ou não-escolar. A partir da reali-

dade observada foi construído um projeto com acompanha-

mento do professor responsável pelo estágio, na sequência

a atuação e, por fim, a sistematização do vivido no processo

do estágio através da escrita de artigo e/ou relatório.

O primeiro estágio aconteceu na educação infantil,

onde as atividades propostas para as crianças foram focali-

zadas pensando em seu desenvolvimento. Estimular a crian-

ça a fazer as atividades de um modo que ela sinta prazer

naquilo que lhe é apresentado, manusear objetos, folhear

um livro, uma revista, pegar a boneca e brincar de carrinho,

são ações que a criança precisa vivenciar. A elaboração das

atividades planejadas para possibilitar o desenvolvimento

das crianças, precisa ter e seguir um planejamento e deve

haver intencionalidade. Creio que a exploração do espaço é

fundamental para que haja a interação com a aprendizagem

e da descoberta.

Identificar até onde ela pode ir. Rever a rotina constan-

temente e alterar se necessário for, as ações cotidianas. A ro-

tina deve ser propiciadora de ações que permitam as crianças

serem ativas e questionadoras diante de diferentes práticas

propostas pela instituição escolar a fim de desenvolver vá-

rias habilidades. O espaço físico pensado para crianças de 0

a 5 anos precisa contar com toda a gama de necessidades e

peculiaridades que envolvam o trabalho com crianças peque-

nas. Ele deve ser acolhedor, desafiador, criativo, instigante e

ao mesmo tempo seguro. O lúdico na educação infantil tem

por objetivo oportunizar ao educador e a educando a com-

preensão do significado e da importância das suas atividades.

Os jogos e as brincadeiras têm especificidade diferente quan-

do ocorre na escola por serem mediados pelas normas insti-

tucionais, portanto, são recursos importantes para a eficácia

do processo ensino e aprendizagem.