XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2095
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
OS ESTÁGIOS E AS APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS
Todos os estágios estavam organizados de modo que,
inicialmente fosse destinada uma carga horária para a aná-
lise da realidade, a qual envolveu observação e leitura da
realidade, seja ela escolar ou não-escolar. A partir da reali-
dade observada foi construído um projeto com acompanha-
mento do professor responsável pelo estágio, na sequência
a atuação e, por fim, a sistematização do vivido no processo
do estágio através da escrita de artigo e/ou relatório.
O primeiro estágio aconteceu na educação infantil,
onde as atividades propostas para as crianças foram focali-
zadas pensando em seu desenvolvimento. Estimular a crian-
ça a fazer as atividades de um modo que ela sinta prazer
naquilo que lhe é apresentado, manusear objetos, folhear
um livro, uma revista, pegar a boneca e brincar de carrinho,
são ações que a criança precisa vivenciar. A elaboração das
atividades planejadas para possibilitar o desenvolvimento
das crianças, precisa ter e seguir um planejamento e deve
haver intencionalidade. Creio que a exploração do espaço é
fundamental para que haja a interação com a aprendizagem
e da descoberta.
Identificar até onde ela pode ir. Rever a rotina constan-
temente e alterar se necessário for, as ações cotidianas. A ro-
tina deve ser propiciadora de ações que permitam as crianças
serem ativas e questionadoras diante de diferentes práticas
propostas pela instituição escolar a fim de desenvolver vá-
rias habilidades. O espaço físico pensado para crianças de 0
a 5 anos precisa contar com toda a gama de necessidades e
peculiaridades que envolvam o trabalho com crianças peque-
nas. Ele deve ser acolhedor, desafiador, criativo, instigante e
ao mesmo tempo seguro. O lúdico na educação infantil tem
por objetivo oportunizar ao educador e a educando a com-
preensão do significado e da importância das suas atividades.
Os jogos e as brincadeiras têm especificidade diferente quan-
do ocorre na escola por serem mediados pelas normas insti-
tucionais, portanto, são recursos importantes para a eficácia
do processo ensino e aprendizagem.