XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2093
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
Talvez a pesquisa seja a ferramenta mais significativa,
ou uma das, no processo de construção, na formação e ao
longo de toda a vida acadêmica, e porque não dizer durante
a docência.
Conforme Stecanela (2008, p.4),
Desenvolver um projeto de pesquisa em sala de
aula, por si só já constitui um desafio. Organizar os
dados que se constrói com ela, interpretá-los, siste-
matizá-los e comunicar os resultados e conclusões
a que se chegou, num evento científico, é o tes-
temunho de que é possível estabelecer o diálogo
entre os saberes da vida e os saberes escolares.
Porém, não ter, ou não seguir algo pré-estabelecido,
não determina que não possa ir ao encontro daquilo que
se pretende realizar. Stecanela (2004, p. 183), afirma que “a
realidade ajuda a situar qual será nosso ponto de partida,
considerando a realidade concreta, tanto dos sujeitos quan-
to do objeto de conhecimento e do contexto em que se dá
a ação pedagógica”. Segundo essa concepção, há vários ní-
veis de análise da realidade, desde o conhecimento de uma
situação global, passando pelo conhecimento da comuni-
dade, até chegar ao contexto da sala de aula e dos saberes
prévios dos alunos.
Também nos mostra que a educação pode ser trans-
portada para fora do espaço escolar, e ao mesmo tempo ser
recebida de fora para dentro, transcendendo e permitindo
as trajetórias de cada um, ou até mesmo de um grupo. Em
nossa caminhada devemos almejar uma formação que seja
reflexiva, pensar em sua ação e na ação, o professor preci-
sa ter a investigação e o planejamento como ferramentas
transformadoras.
Durante o caminho percorrido até aqui, creio ter ad-
quirido conhecimento para iniciar minha caminhada na área
da educação, nas experiências vividas através das disciplinas
cursadas e os momentos de estágio. A percepção não só do
que deu certo e foi positivo, mas também dos momentos
em que errei e pude constatar onde havia errado, e com