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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
isso corrigir e tentar acertar novamente. Dentre as ativida-
des realizadas, artigos, projetos, pesquisas, observações, se-
minários e outros, pouco a pouco tudo foram ganhando um
formato, e através disso foi se criando uma identidade.
Os desafios constantes foram significativos e de suma
importância, no momento dos estágios, onde foi preciso co-
locar em prática tudo aquilo que aprendemos até então. A
observação, o planejamento, a atuação, o improviso, e, tam-
bém a continuidade. Todos esses pontos foram convidados
a serem revisitados e analisados ao longo da formação.
Essa construção e constituição é permeada pela re-
lação da prática docente e a metodologia de ensino, isso
acontece quando o professor consegue aplicar o conheci-
mento adquirido por si, seja ele apropriado em sua forma-
ção acadêmica, ou mesmo durante sua atuação na prática
docente. Um ponto importante que contribui para a cons-
trução é o planejamento, da formação, do cotidiano. Cunha,
(1989, p.102) cita que “A ideia de planejamento varia em
cada professor e forma como o elaboram e de como dele
se utilizam também”. Creio que a formação, a aquisição do
conhecimento, ou parte dela, venha da experiência adqui-
rida através do exercício realizado pelo professor que está
construindo seu caminho, em busca de uma formação con-
tinuada, e esse conhecimento se torna mais efetivo pelas
influências praticadas no seu cotidiano. Paulo Freire, em seu
livro, Pedagogia da autonomia, afirma que;
Ao ser produzido, o conhecimento novo supera ou-
tro que antes foi novo e se fez velho e se “dispõe”
a ser ultrapassado por outro amanhã. Daí que seja
tão fundamental conhecer o conhecimento exis-
tente quanto saber que estamos abertos e aptos
à produção do conhecimento ainda não existente.
(2007, p. 28)
A seguir encontraremos a escrita referente à atuação
vivida nos estágios I, II, III e IV do Curso de Pedagogia, en-
volvendo a atuação na educação infantil, nos anos iniciais,
na gestão escolar e no espaço não escolar.