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2094

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

isso corrigir e tentar acertar novamente. Dentre as ativida-

des realizadas, artigos, projetos, pesquisas, observações, se-

minários e outros, pouco a pouco tudo foram ganhando um

formato, e através disso foi se criando uma identidade.

Os desafios constantes foram significativos e de suma

importância, no momento dos estágios, onde foi preciso co-

locar em prática tudo aquilo que aprendemos até então. A

observação, o planejamento, a atuação, o improviso, e, tam-

bém a continuidade. Todos esses pontos foram convidados

a serem revisitados e analisados ao longo da formação.

Essa construção e constituição é permeada pela re-

lação da prática docente e a metodologia de ensino, isso

acontece quando o professor consegue aplicar o conheci-

mento adquirido por si, seja ele apropriado em sua forma-

ção acadêmica, ou mesmo durante sua atuação na prática

docente. Um ponto importante que contribui para a cons-

trução é o planejamento, da formação, do cotidiano. Cunha,

(1989, p.102) cita que “A ideia de planejamento varia em

cada professor e forma como o elaboram e de como dele

se utilizam também”. Creio que a formação, a aquisição do

conhecimento, ou parte dela, venha da experiência adqui-

rida através do exercício realizado pelo professor que está

construindo seu caminho, em busca de uma formação con-

tinuada, e esse conhecimento se torna mais efetivo pelas

influências praticadas no seu cotidiano. Paulo Freire, em seu

livro, Pedagogia da autonomia, afirma que;

Ao ser produzido, o conhecimento novo supera ou-

tro que antes foi novo e se fez velho e se “dispõe”

a ser ultrapassado por outro amanhã. Daí que seja

tão fundamental conhecer o conhecimento exis-

tente quanto saber que estamos abertos e aptos

à produção do conhecimento ainda não existente.

(2007, p. 28)

A seguir encontraremos a escrita referente à atuação

vivida nos estágios I, II, III e IV do Curso de Pedagogia, en-

volvendo a atuação na educação infantil, nos anos iniciais,

na gestão escolar e no espaço não escolar.