2096
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Segundo Luise Weiss (1997, p. 20) no livro Brinquedos
& Engenhocas os registros dos brinquedos infantis podem
ser encontrados em diversas culturas e remontam as épo-
cas pré-históricas, demonstrando que é natural ao homem
brincar:
O brinquedo, enquanto objeto real, manipulável,
tem acompanhado a evolução do homem, intera-
gindo em seu espaço físico, em suas funções e em
seu próprio aspecto. As atividades das crianças são
essencialmente lúdicas (e não competitivas) e têm
como função primordial a descoberta do mundo
que as rodeia: a criança se desenvolve brincando.
A relação entre o brincar e o desenvolvimento infantil,
já foi amplamente indicada e discutida por uma série de teó-
ricos, tanto da área da psicologia como da pedagogia. Nos
primeiros anos de vida a criança estabelece relações com o
mundo e com as pessoas que o cercam. Ao brincar, tem a
possibilidade de representar o mundo real e se apropriar dele
interagindo com outras crianças e adultos, construindo hipó-
teses, respeitando regras. “Na instituição de educação infantil
torna-se necessário que os espaços e as atividades estejam
direcionados para a valorização do brincar, pois quanto mais
ricas
forem às experiências oferecidas mais interessantes e
enriquecidas será o brincar”. (CARNEIRO, 2010, p. 20).
As brincadeiras são um excelente recurso de apren-
dizagem e desenvolvimento e devem fazer parte da rotina
nas atividades da educação infantil. As diretrizes curricula-
res apontam para essa necessidade. É importante que os
profissionais que trabalham com crianças, percebam a im-
portância da riqueza em estímulos que o ambiente deve
ter, para assim desafiar as crianças com atividades que en-
volvem o brincar.
Observando as crianças se relacionando ou fazendo
relação com o ambiente que a cerca, pude perceber o quan-
to é influente o espaço no seu desenvolvimento. Ele enri-
quece suas ações fazendo com que a aprendizagem e o seu
desenvolvimento aconteçam de maneira ordenada, contri-