XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2091
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
CONSTRUINDO CAMINHOS NOS
ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA:
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO
Rodrigo Moers
1
Cineri Fachin Moraes
2
INTRODUÇÃO
A intenção deste artigo é abordar a construção da
identidade profissional do pedagogo. Identificar as concep-
ções de formação e de profissionalização do pedagogo na
proposta curricular do curso e mostrar como o curso de pe-
dagogia contribui para a construção da identidade profis-
sional. Seus diferentes espaços de atuação possibilitam que
seja possível o desenvolvimento do aprendizado adquirido
durante o curso, o qual teve o enfoque também em áreas
fora do espaço escolar.
Durante o Curso de Licenciatura em Pedagogia – EaD,
da Universidade de Caxias do Sul, o acadêmico encontra em
seu processo de formação a experiência dos estágios. A par-
tir do quinto semestre do referido curso são oportunizados
quatro estágios envolvendo atuação na Educação Infantil,
nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Gestão Escolar
e em espaços não-escolares.
A interlocução entre as experiências de estágio e a
teorização, está ancorado nos estudos de Freire e Libâneo,
entre outros.
1
Graduado em Licenciatura em Pedagogia EAD - Universidade de Caxias do
Sul (UCS).
2
Orientadora – Doutoranda do programa de Pós-graduação/PPGEDU-UCS,
Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista
em Educação a Distância (UCS), Licenciada em Pedagogia – Habilitação
Deficientes Mentais (UCS). Professora na rede estadual de ensino do Rio
Grande do Sul. Docente do Centro de ciências Humanas e da Educação,
Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia, Coordenadora do Curso
de Formação Pedagógica, e Professora do Curso de Licenciatura em Peda-
gogia – EaD. Pesquisadora do Observatório de Educação da Universidade
de Caxias do Sul (UCS).