Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2100 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2100 / 2428 Next Page
Page Background

2100

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

tenção como para a transformação social. Numa

visão transformadora ela tem papel essencialmente

crítico e criativo (GADOTTI, 2007. p. 11)

A busca da gestão democrática inclui, necessariamen-

te, a ampla participação dos representantes dos diferentes

segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pe-

dagógicas ali desenvolvidas. Nas palavras de Marques:

A participação ampla assegura a transparência das

decisões, fortalece as pressões para que sejam elas

legitimas, garante o controle sobre os acordos es-

tabelecidos e, sobretudo, contribui para que sejam

contempladas questões que de outra forma não

entrariam em cogitação (1990, p. 21)

Todos devem ter a ciência da responsabilidade sobre

o que será planejado, caso contrário, a participação pode se

tornar superficial e involuntária. O planejamento participati-

vo pode ser uma proposta para a divisão de responsabilida-

des, pois propõe e deve implementar intervenções coletivas

sobre o social, refletidas e conscientes.

Um ponto fundamental é o diálogo. Freire nos ensina

que o diálogo implica uma troca de saberes, mas não se es-

gota nela. É condição para a construção de conhecimento,

porque na situação dialógica a comunicação entre os sujei-

tos que estão dialogando problematiza o objeto de conhe-

cimento, questionando, criticando, avaliando, trazendo no-

vos aportes de informação, enfim, ampliando as dimensões

do que é possível saber sobre o objeto a ser conhecido/

reconhecido. Para Paulo Freire, o diálogo é:

uma espécie de postura necessária, na medida em

que os seres humanos se transformam cada vez

mais em seres criticamente comunicativos. O diálo-

go é o momento em que os seres humanos se en-

contram para refletir sobre sua realidade tal como a

fazem e a refazem (FREIRE, 2008, p.123).

Destacamos aqui a interação, o envolvimento entre

professor e aluno, o pedagogo e a ação, a gestão, as atitu-

des que podem mudar os meios e chegar a um resultado