2100
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tenção como para a transformação social. Numa
visão transformadora ela tem papel essencialmente
crítico e criativo (GADOTTI, 2007. p. 11)
A busca da gestão democrática inclui, necessariamen-
te, a ampla participação dos representantes dos diferentes
segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pe-
dagógicas ali desenvolvidas. Nas palavras de Marques:
A participação ampla assegura a transparência das
decisões, fortalece as pressões para que sejam elas
legitimas, garante o controle sobre os acordos es-
tabelecidos e, sobretudo, contribui para que sejam
contempladas questões que de outra forma não
entrariam em cogitação (1990, p. 21)
Todos devem ter a ciência da responsabilidade sobre
o que será planejado, caso contrário, a participação pode se
tornar superficial e involuntária. O planejamento participati-
vo pode ser uma proposta para a divisão de responsabilida-
des, pois propõe e deve implementar intervenções coletivas
sobre o social, refletidas e conscientes.
Um ponto fundamental é o diálogo. Freire nos ensina
que o diálogo implica uma troca de saberes, mas não se es-
gota nela. É condição para a construção de conhecimento,
porque na situação dialógica a comunicação entre os sujei-
tos que estão dialogando problematiza o objeto de conhe-
cimento, questionando, criticando, avaliando, trazendo no-
vos aportes de informação, enfim, ampliando as dimensões
do que é possível saber sobre o objeto a ser conhecido/
reconhecido. Para Paulo Freire, o diálogo é:
uma espécie de postura necessária, na medida em
que os seres humanos se transformam cada vez
mais em seres criticamente comunicativos. O diálo-
go é o momento em que os seres humanos se en-
contram para refletir sobre sua realidade tal como a
fazem e a refazem (FREIRE, 2008, p.123).
Destacamos aqui a interação, o envolvimento entre
professor e aluno, o pedagogo e a ação, a gestão, as atitu-
des que podem mudar os meios e chegar a um resultado