XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2103
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
OS ESTÁGIOS NA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE DO
PROCESSO VIVIDO
Cremos que todo profissional, em todas as áreas te-
nha seus desafios. Para o pedagogo não é diferente, sendo
em qualquer instituição, escolar ou não escolar, esses desa-
fios devem ser enfrentados e superados. Conforme estudos
ofertados, talvez a questão da desvalorização “ainda” desse
profissional, possa ser o seu maior desafio, pois, outros pro-
fissionais não percebem sua atuação além da escola. Libâ-
neo afirma que a relação da pedagogia com a docência é
uma fragmentação conceitual. Para ele
pedagogia é uma reflexão teórica a partir e sobre as
práticas educativas. Ela investiga os objetivos socio-
políticos e os meios organizativos e metodológicos
de viabilizar os processos formativos em contextos
socioculturais específicos. Portanto, reduzir a ação
pedagógica à docência é produzir um reducionis-
mo conceitual, um estreitamento do conceito da
pedagogia. (LIBÂNEO, 2002, p. 14).
Conforme descrito até aqui, o pedagogo é capaz
de atuar em várias outras áreas fora da sala de aula, por
exemplo, em uma empresa ou em instituições/cursos que
trabalham com a terceira idade. Essa foi à área de atuação
escolhida para esta etapa do estágio, com isso continuare-
mos essa escrita para falar do cuidado para com o idoso, e
trabalhar o papel da educação no campo geriátrico.
O Conselho Nacional de Educação por meio da Re-
solução Nº 1 de 15 de maio de 2006 insistiu as Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pe-
dagogia. Conforme essa Resolução no artigo 5º parágrafo
IV o profissional egresso do curso de Pedagogia deverá es-
tar apto a trabalhar, em espaços escolares e não escolares,
na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes
fases do desenvolvimento humano. Isso pode ocorrer em
espaços onde ocorrem práticas educativas como: empresas,
movimentos sociais organizados, hospitais e outros que seja
usado uma ação educativa.