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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

mais a todas as pessoas responsáveis e envolvidas com o

processo educativo.

“CADÊ A AMOROSIDADE”?

A escola não tem significado somente nos prédios e

edificações específicas, mas tem seu real sentido quando a

sua ocupação está repleta de seres humanos. Então, na ótica

dos

resultados

, uma nova pergunta se impõe: na escola, o

que está faltando para atrair esse educando e motivá-lo a

seguir estudando?

Paulo Freire (2000) expressa que a escola deve ser um

lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem e de convi-

vência. Um lugar em que o convívio permita estar continua-

mente se superando, porque a escola é o espaço privile-

giado para pensar. Ele que sempre acreditou na capacidade

criadora dos homens e mulheres, pensando assim, apresen-

ta e representa a escola como instância da sociedade, quem

sabe, a principal delas. Por isso é o lugar para a amorosidade

ser aprendida, ensinada e exercitada permanentemente.

Uma releitura sobre o papel social da escola exige

uma série de outros repensares necessários: o currículo, a

formação docente, a proposta pedagógica, a didática, a pe-

dagogia, a sala de aula, o ambiente e a avaliação.

Se há discentes que passam a ser infrequentes, os re-

ferenciais e os pressupostos apresentados pelo educador

Paulo Freire recomendam mais do que estudos individuali-

zados: precisa-se analisar com profundidade o exercício dos

papéis gestores desses procedimentos e as políticas públi-

cas oferecidas a cada caso em peculiar.

Seguindo-se essa linha de pensamento, nada mais

justo que o lugar do discente seja na escola, e que ela seja o

abrigo para o aprender juntos e as trocas de ideias.

Além de trocar conhecimentos e saberes, a escola tem

grande função motivadora, a de proporcionar que o ser hu-

mano, educando e educador, sonhe com avanços em sua

vida, que independente da realidade social é possível ven-

cer, desde que se tome posse da sua capacidade de sonhar.