XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2115
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
mais a todas as pessoas responsáveis e envolvidas com o
processo educativo.
“CADÊ A AMOROSIDADE”?
A escola não tem significado somente nos prédios e
edificações específicas, mas tem seu real sentido quando a
sua ocupação está repleta de seres humanos. Então, na ótica
dos
resultados
, uma nova pergunta se impõe: na escola, o
que está faltando para atrair esse educando e motivá-lo a
seguir estudando?
Paulo Freire (2000) expressa que a escola deve ser um
lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem e de convi-
vência. Um lugar em que o convívio permita estar continua-
mente se superando, porque a escola é o espaço privile-
giado para pensar. Ele que sempre acreditou na capacidade
criadora dos homens e mulheres, pensando assim, apresen-
ta e representa a escola como instância da sociedade, quem
sabe, a principal delas. Por isso é o lugar para a amorosidade
ser aprendida, ensinada e exercitada permanentemente.
Uma releitura sobre o papel social da escola exige
uma série de outros repensares necessários: o currículo, a
formação docente, a proposta pedagógica, a didática, a pe-
dagogia, a sala de aula, o ambiente e a avaliação.
Se há discentes que passam a ser infrequentes, os re-
ferenciais e os pressupostos apresentados pelo educador
Paulo Freire recomendam mais do que estudos individuali-
zados: precisa-se analisar com profundidade o exercício dos
papéis gestores desses procedimentos e as políticas públi-
cas oferecidas a cada caso em peculiar.
Seguindo-se essa linha de pensamento, nada mais
justo que o lugar do discente seja na escola, e que ela seja o
abrigo para o aprender juntos e as trocas de ideias.
Além de trocar conhecimentos e saberes, a escola tem
grande função motivadora, a de proporcionar que o ser hu-
mano, educando e educador, sonhe com avanços em sua
vida, que independente da realidade social é possível ven-
cer, desde que se tome posse da sua capacidade de sonhar.