XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2117
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
sociedade. Todas as pessoas e de todos os segmentos de-
vem participar, ativamente, das ações e decisões ocorridas
na escola, sentindo e percebendo que a história de cada um
tem o seu valor. Em uma palavra freireana: amorosidade!
Se o processo ensino-aprendizagem, iniciado desde o
acolhimento ao aluno e sua família na escola, seguir em sin-
tonia com a realidade escolar e social da comunidade onde
a instituição de ensino deve estar inserida estará havendo
razões adequadas para a participação mais efetiva dos seres
individuais na vida da coletividade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Amorosidade
é, praticamente, um sinônimo de Paulo
Freire. Mais do que o construtivismo, a metodologia da pro-
blematização, as questões de humanizar os relacionamentos
e os inúmeros ensinamentos freireanos emergem da com-
preensão de que a vida humana é condição fundamental
para que os demais atos e fatos do cotidiano sejam com-
preendidos com mais sensibilidade e respeito à condição
humana e ao direito à vida.
Se neste estudo partiu-se da constatação de que a es-
cola de hoje, muitas vezes, não se torna o lugar mais atrativo
para o adolescente, uma maioria principal dos evadidos, en-
tão, chega-se ao arremate com a necessidade de expressar a
importância da indagação: onde é possível melhorar?
A infrequência é um fenômeno bastante presente
nas escolas. Tem merecido atenções quase policialescas, no
sentido de que seus números são gritantes e preocupam
a quem pensa e quer um processo educacional que possa
interferir e acrescentar melhorias à sociedade. Mas será que
esse esforço tem tido estratégias e táticas adequadas para
ultrapassar as barreiras estatísticas?
Nesta preocupação, autor e autoras, procuraram ex-
por o problema, denunciar que há muito mais para ser feito
e que a responsabilidade não é tão somente dos professo-
res das direções e salas de aulas das escolas, senão de toda
a estrutura institucional dos poderes públicos. Mais do que