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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

sociedade. Todas as pessoas e de todos os segmentos de-

vem participar, ativamente, das ações e decisões ocorridas

na escola, sentindo e percebendo que a história de cada um

tem o seu valor. Em uma palavra freireana: amorosidade!

Se o processo ensino-aprendizagem, iniciado desde o

acolhimento ao aluno e sua família na escola, seguir em sin-

tonia com a realidade escolar e social da comunidade onde

a instituição de ensino deve estar inserida estará havendo

razões adequadas para a participação mais efetiva dos seres

individuais na vida da coletividade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Amorosidade

é, praticamente, um sinônimo de Paulo

Freire. Mais do que o construtivismo, a metodologia da pro-

blematização, as questões de humanizar os relacionamentos

e os inúmeros ensinamentos freireanos emergem da com-

preensão de que a vida humana é condição fundamental

para que os demais atos e fatos do cotidiano sejam com-

preendidos com mais sensibilidade e respeito à condição

humana e ao direito à vida.

Se neste estudo partiu-se da constatação de que a es-

cola de hoje, muitas vezes, não se torna o lugar mais atrativo

para o adolescente, uma maioria principal dos evadidos, en-

tão, chega-se ao arremate com a necessidade de expressar a

importância da indagação: onde é possível melhorar?

A infrequência é um fenômeno bastante presente

nas escolas. Tem merecido atenções quase policialescas, no

sentido de que seus números são gritantes e preocupam

a quem pensa e quer um processo educacional que possa

interferir e acrescentar melhorias à sociedade. Mas será que

esse esforço tem tido estratégias e táticas adequadas para

ultrapassar as barreiras estatísticas?

Nesta preocupação, autor e autoras, procuraram ex-

por o problema, denunciar que há muito mais para ser feito

e que a responsabilidade não é tão somente dos professo-

res das direções e salas de aulas das escolas, senão de toda

a estrutura institucional dos poderes públicos. Mais do que