XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
As políticas e as práticas de comunicação na saúde e
na educação com as relações de poder na realidade social,
segundo Inesita Araújo e Janine Cardoso (2007), ocupam
inúmeros espaços de convivência. Há quem defenda o con-
junto de regramentos específicos como as orientações pres-
critas nas salas de aula dos cursos formadores de recursos
humanos, tanto em saúde quanto no contexto educacional.
Comunicação aparece muito presente nos discursos e
planejamentos ou planos de ensino, porém é um assunto
para o qual uma grande maioria das pessoas admite consi-
derar-se habilitada para praticá-la, o que expõe o risco do
improviso, o descaso com o excesso de autoconfiança e, em
outras situações, até do despreparo de quem deva dirigir-se
à população ou clientela de escolares para abordar um ou
outro tema de educação em saúde.
Configuramos como ‘comunicação informal’ aque-
la destinada a momentos nos quais seja estabelecido um
contato verdadeiramente livre da pessoa usuária de algum
serviço público de educação ou saúde com os profissio-
nais trabalhadores no setor ou de acadêmicos estagiários
acompanhados dos seus respectivos docentes superviso-
res. Discordamos, portanto, sejam quais forem os motivos,
das situações ditas de ‘aprendizado’, independente da no-
menclatura, onde universitários não tenham a referência de
orientação por um docente devidamente habilitado e cor-
responsável pelo seu preparo e sua adequada formação.
O termo ‘
bem viver’
é retirado das concepções citadas
por Alberto Acosta (2011), ao reconhecê-lo como filosofia
nascida dos conhecimentos e práticas indígenas sul america-
nas. Por seu argumento, não é uma exclusividade ameríndia,
porque encontra correspondências no conhecimento e nas
sabedorias de outros povos e culturas ao redor do mundo
buscando novas formas de organização social e práticas po-
líticas. O bem viver que é mencionado não se trata de mais
uma alternativa de desenvolvimento, mas um modo de vida
baseado nos direitos humanos e de respeito à natureza, não
pautados pelo acúmulo de capital ou defesa do desenvol-