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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

As políticas e as práticas de comunicação na saúde e

na educação com as relações de poder na realidade social,

segundo Inesita Araújo e Janine Cardoso (2007), ocupam

inúmeros espaços de convivência. Há quem defenda o con-

junto de regramentos específicos como as orientações pres-

critas nas salas de aula dos cursos formadores de recursos

humanos, tanto em saúde quanto no contexto educacional.

Comunicação aparece muito presente nos discursos e

planejamentos ou planos de ensino, porém é um assunto

para o qual uma grande maioria das pessoas admite consi-

derar-se habilitada para praticá-la, o que expõe o risco do

improviso, o descaso com o excesso de autoconfiança e, em

outras situações, até do despreparo de quem deva dirigir-se

à população ou clientela de escolares para abordar um ou

outro tema de educação em saúde.

Configuramos como ‘comunicação informal’ aque-

la destinada a momentos nos quais seja estabelecido um

contato verdadeiramente livre da pessoa usuária de algum

serviço público de educação ou saúde com os profissio-

nais trabalhadores no setor ou de acadêmicos estagiários

acompanhados dos seus respectivos docentes superviso-

res. Discordamos, portanto, sejam quais forem os motivos,

das situações ditas de ‘aprendizado’, independente da no-

menclatura, onde universitários não tenham a referência de

orientação por um docente devidamente habilitado e cor-

responsável pelo seu preparo e sua adequada formação.

O termo ‘

bem viver’

é retirado das concepções citadas

por Alberto Acosta (2011), ao reconhecê-lo como filosofia

nascida dos conhecimentos e práticas indígenas sul america-

nas. Por seu argumento, não é uma exclusividade ameríndia,

porque encontra correspondências no conhecimento e nas

sabedorias de outros povos e culturas ao redor do mundo

buscando novas formas de organização social e práticas po-

líticas. O bem viver que é mencionado não se trata de mais

uma alternativa de desenvolvimento, mas um modo de vida

baseado nos direitos humanos e de respeito à natureza, não

pautados pelo acúmulo de capital ou defesa do desenvol-