XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
8.142/1990, que há características muito peculiares na rela-
ção que a universidade exercita em sua teoria e prática com
a coletividade e a rede do sistema público de saúde ou de
educação.
Os campos de estágio e de práticas disciplinares se-
guem uma pré-organização enraizada de definições, con-
cepções e entendimentos, muitos dos quais querem indivi-
dualizar e separar o que sejam atividades de ensino, das pes-
quisas e da extensão universitária. Há casos onde algumas
‘doutas personalidades’ do saber técnico, distantes do saber
popular e comunitário, regulem que, em locais de campos
de estágio regular ou prática disciplinar do ensino, não se
pratiquem atividades de extensão universitária ou pesquisa.
Como dito anteriormente, estão enraizadas nos currícu-
los acadêmicos, atividades centradas no modelo biomédico
com um “determinismo” pré-profissional. Experiências como
a sala de espera consideram a singularidade de cada traba-
lhador e usuário/cliente complementam os saberes e ações
enquanto processo de cuidado, promovendo a construção de
uma rede de vínculo para além de sinais clínicos patológicos.
Falando em ensino formal, não são raras, infelizmente,
as determinações para que estudantes de etapas profissio-
nalizantes sigam prescrições antecipadas de atendimentos
a serem experienciados durante os seus estágios, sob pena
de constarem como itens considerados nas suas avaliações
periódicas ou finais. A propósito, Lemos (2015, p.198) define
‘disciplina’ como “um mecanismo de adestramento, um tipo
de organização no tempo e no espaço”.
Há outras situações onde, como se “pela janela de
um gabinete com ar condicionado”, algum docente tivesse
o poder onipotente de prescrever tarefas para que profis-
sionais assumissem a supervisão, a orientação e o acompa-
nhamento dos seus alunos nos campos de prática, muitos
dos quais, sem terem estado presentes nas salas de aulas,
comumente, expositivas.
A sala de espera, aqui mencionada, não é para esti-
mular que haja uma ‘espera’ antes da fase assistencial pro-