XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1987
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
A DIALOGICIDADE EM PAULO
FREIRE: DESAFIOS À ERA DIGITAL
Adilson Cristiano Habowski
1
Natália de Borba Pugens
2
Elaine Conte
3
RESUMO
: O estudo, de alicerces hermenêuticos, discute a
pedagogia do diálogo e suas perspectivas na era digital, a
partir dos estudos de Paulo Freire. O diálogo surge como uma
forma de emancipação atrelada ao movimento dialético do
discurso e da vida dos sujeitos que, diante das tecnologias
digitais, ganham um novo espaço coletivo, o ciberespaço,
que são comunidades virtuais na era digital em que vivemos.
Assim, o processo de emancipação dos sujeitos através da
educação na era digital acontece através do diálogo sensível
entre educador, educando e as próprias produções tecnoló-
gicas, o que permitirá a construção de novos conhecimen-
tos e relações com o mundo, contribuindo para o desenvol-
vimento do pensar crítico, questionador e transformador da
realidade, para além das aparências e dos modismos. A ca-
pacidade de acessar experiências estimuladoras de situações,
decisões e de responsabilidades no mundo, por meio de atos
de reconhecimento digital e de criação educativa, possibili-
tam a abertura ao (re)conhecimento da realidade plural no
acréscimo da conversação com as diferenças, enquanto com-
prometimento com a intersubjetividade da compreensão, em
um processo interdependente rumo à pedagogia do diálogo.
Palavras-chave:
Paulo Freire. Diálogo. Era Digital. Educação.
1
Mestrando em Educação na Universidade La Salle – UNILASALLE, Canoas/
RS. Bolsista CAPES/PROSUC. Integrante do grupo de pesquisa NETE/CNPq.
E-mail:
adilsonhabowski@hotmail.com2
Graduada em Pedagogia pela Universidade La Salle - Canoas. Integrante
do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASAL-
LE/CNPq. E-mail:
nataliaborbapugens@gmail.com3
Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Gradua-
ção em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE e líder do Núcleo
de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq. E-mail:
elaine. conte@unilasalle.edu.br