1992
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
são sem a conversação. Dessa forma, o diálogo tem algo
de libertador e contribui para a emancipação do agir in-
tersubjetivo. A educação problematizadora contribui para
a formação de sujeitos críticos, pensantes, pois instiga os
participantes a questionar o mundo, perceber a condição
humana de inacabamento e a buscar novos conhecimentos.
O sujeito crítico é o que provocará as mudanças na socieda-
de, pois ao desenvolver sua criticidade deixa de ser um in-
divíduo alienado e passa a ser um sujeito questionador das
desigualdades e antagonismos da sociedade em que vive, já
que percebe sua condição de oprimido. Assim, Freire (2005)
desenvolve uma pedagogia crítica a fim de contribuir para a
desalienação do homem.
Na medida em que o diálogo ganha espaço na sala
de aula é natural que surjam conflitos de opinião no início,
já que a maioria está acostumada com professores que tra-
balham desenvolvendo um monólogo na sala de aula. Com
isso, os educadores precisam dialogar sobre a importância
das diferenças, da convivência, do (auto) respeito, do (re)
conhecimento do outro, do estranho, reprimindo a agres-
sividade e a violência, para assim tornar a sala de aula um
espaço sensível e harmonioso na partilha de aprendizagens
sociais. O educador precisa mostrar a necessidade do diálo-
go para aprofundar os conhecimentos e as leituras de mun-
do, o que, para Freire (1980), deve ser desenvolvido com
amor. “O diálogo não pode existir sem um profundo amor
pelo mundo e pelos homens. Designar o mundo, que é ato
de criação e recriação, não é possível sem estar impregna-
do de amor. O amor é ao mesmo tempo o fundamento do
diálogo e o próprio diálogo”. (FREIRE, 1980, p. 83). Na es-
cola tradicional, percebe-se que a interação entre estudan-
tes acontece muito pouco, com isso, a comunicação entre
estes durante as aulas é quase nula, já que neste modelo
de educação se prioriza a relação impositiva professor-alu-
no. Com isso, valorizar o diálogo entre todos é buscar uma
maior aproximação da educação com a vida na escola liga-
da à pressuposição do reconhecimento recíproco, para que