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1988

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

INTRODUÇÃO

A capacidade de diálogo humano vai muito além de

uma perspectiva filosófica, mas torna-se uma forma de se

relacionar com o mundo, de aprender com suas adversida-

des, com as formas de vida e de linguagens. Freire (2005)

destaca que a prática pedagógica desenvolvida sob a pers-

pectiva crítica e participativa, de sujeitos dialogantes na vida

social, envolve o movimento de pensar vinculado ao outro e

aos processos de ensino e de aprendizagem, como um ato

educativo transformador do mundo. Uma educação através

do diálogo com as tecnologias digitais requer uma visão hu-

manista e crítica que é tecida em conjunto, para que se pos-

sa (re)construir os saberes, conforme as necessidades per-

cebidas para reaviar as ações que conduzam a um mundo

mais justo e equânime, diante dos progressos e retrocessos

da autoridade epistêmica.

Ante a esses preceitos, o debate tem como norte a

seguinte problematização: na era digital, quais caracterís-

ticas suscitam a interação dialógica de Freire para refletir-

mos sobre as possibilidades de aprender com os outros por

meio das tecnologias digitais em espaços reconstrutivos de

aprendizagem? Para isso, desenvolvemos uma revisão de

literatura, com base em estudos e leituras de Freire. Quan-

to à metodologia, trata-se de uma pesquisa hermenêutica,

já que busca, não só compreender o processo de diálogo

frente aos desafios da era digital, mas também interpretar

criticamente as perspectivas que estão em voga. Ancorados

nos pressupostos de Paulo Freire, buscamos realizar um diá-

logo para uma melhor compreensão do tema, pois sempre

que interpretamos algo no mundo formamos a nós mesmos

e nos (re)educamos mutuamente. A interpretação decorre

de uma palavra de abertura em relação ao outro, de um

texto, de um gesto, de um símbolo, de uma atitude, de uma

pessoa que reage a uma situação no mundo com capacida-

de de reflexão e interação. A hermenêutica é uma atitude

compreensiva sobre aquilo que vemos, lemos, percebemos,

vivenciamos, criando uma cultura dialética imersa em dife-