1988
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
INTRODUÇÃO
A capacidade de diálogo humano vai muito além de
uma perspectiva filosófica, mas torna-se uma forma de se
relacionar com o mundo, de aprender com suas adversida-
des, com as formas de vida e de linguagens. Freire (2005)
destaca que a prática pedagógica desenvolvida sob a pers-
pectiva crítica e participativa, de sujeitos dialogantes na vida
social, envolve o movimento de pensar vinculado ao outro e
aos processos de ensino e de aprendizagem, como um ato
educativo transformador do mundo. Uma educação através
do diálogo com as tecnologias digitais requer uma visão hu-
manista e crítica que é tecida em conjunto, para que se pos-
sa (re)construir os saberes, conforme as necessidades per-
cebidas para reaviar as ações que conduzam a um mundo
mais justo e equânime, diante dos progressos e retrocessos
da autoridade epistêmica.
Ante a esses preceitos, o debate tem como norte a
seguinte problematização: na era digital, quais caracterís-
ticas suscitam a interação dialógica de Freire para refletir-
mos sobre as possibilidades de aprender com os outros por
meio das tecnologias digitais em espaços reconstrutivos de
aprendizagem? Para isso, desenvolvemos uma revisão de
literatura, com base em estudos e leituras de Freire. Quan-
to à metodologia, trata-se de uma pesquisa hermenêutica,
já que busca, não só compreender o processo de diálogo
frente aos desafios da era digital, mas também interpretar
criticamente as perspectivas que estão em voga. Ancorados
nos pressupostos de Paulo Freire, buscamos realizar um diá-
logo para uma melhor compreensão do tema, pois sempre
que interpretamos algo no mundo formamos a nós mesmos
e nos (re)educamos mutuamente. A interpretação decorre
de uma palavra de abertura em relação ao outro, de um
texto, de um gesto, de um símbolo, de uma atitude, de uma
pessoa que reage a uma situação no mundo com capacida-
de de reflexão e interação. A hermenêutica é uma atitude
compreensiva sobre aquilo que vemos, lemos, percebemos,
vivenciamos, criando uma cultura dialética imersa em dife-