XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
A INCLUSÃO DIGITAL NO PROEJA: PARA
ALÉM DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Ana Rosaura Moraes Springer
1
Andréa Ribeiro Gonçalves
2
Marcia Amaral Correa de Moraes
3
Palavras-chave:
PROEJA, Inclusão digital, Ensino híbrido.
INTRODUÇÃO
Em uma sociedade em frequente transformação e mu-
danças adaptar-se é questão de sobrevivência. A necessi-
dade de aprender a lidar e a entender como as ferramentas
tecnológicas funcionam é uma forma das pessoas sentirem-
-se incluídas, mas também de fazer parte ativa da família, da
escola, do trabalho e de grupos sociais.
O ambiente educacional costuma ser a única oportu-
nidade disponível para a maioria dos estudantes da Educa-
ção de Jovens e Adultos (EJA) receberem o ensino da infor-
mática e, por conseguinte, vivenciar o processo de inclusão
digital. Incluir digitalmente significa buscar meios de apro-
priação das tecnologias pelos estudantes através do contato
com instrumentos e acessórios presentes no cotidiano, não
apenas no trabalho, mas também no lazer e na rotina diária
das pessoas, como caixas bancários eletrônicos, lojas e su-
permercados. Além disso, é para o seu próprio empodera-
mento, enquanto sujeitos cujos direitos foram negados ao
longo da história.
Os estudantes da EJA são os que mais enfrentam di-
ficuldades no acesso e na aprendizagem digital. Os cursos
1
IFRS-campus Porto Alegre, Mestrado Profissional em Informática na Edu-
cação,
anaspringer@uol.com.br2
IFRS-campus Porto Alegre, PROEJA - Técnico em Administração,
andrearigonca@gmail.com3
IFRS-campus Porto Alegre, Mestrado Profissional em Informática na Edu-
cação,
marcia.moraes@poa.ifrs.edu.br