XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
O ensino híbrido contempla tal perspectiva de apren-
dizagem. Isto porque, segundo a especialista Lilian Bacich
(2016), “o ensino híbrido é uma mistura metodológica que
impacta a ação do professor em situações de ensino e a
ação dos estudantes em situações de aprendizagem”. Isto
significa que o professor que faz uso de atividades
on-line
e
off-line
está utilizando o ensino híbrido, proporcionando
aos estudantes diferentes formas de ensinar e aprender um
determinado conceito. O objetivo central das duas possibili-
dades deve ser comum, apesar de cada uma ocorrer em mo-
mentos diferentes e com características próprias, mas que se
complementam e oferecem diferentes formas de aprender
e ensinar algo.
O ensino híbrido é facilitador de um processo em que
o educando seja o protagonista da ação educativa, ao mes-
clar atividades no computador e depois dar continuidade
em sala de aula ou ao contrário faz com que ele vivencie
formas diferentes de entendimento do conteúdo a ser tra-
balhado. Para possibilitar estas duas modalidades de ensi-
no, se faz necessário que seja oferecida uma ferramenta de
auxílio para aqueles que não possuem familiarização com o
computador e aqueles que participam do ambiente educa-
cional devem procurar parceiros que possam pesquisar qual
é a mais adequada.
Moran (2005, p. 11) contribui no entendimento da
necessidade de oferecer um ensino que tenha também a
informática, mas vinculado a proposta conhecida como “tra-
dicional”. Isto fica claro quando diz que “podemos aprender
desde vários lugares, ao mesmo tempo, on-line e off-line
juntos e separados”. O problema se dá quando o estudan-
te não domina as tecnologias, sendo preciso que ocorra al-
guma intervenção pedagógica que o auxilie romper com
a dificuldade apresentada por eles e diagnosticada pelos
professores.
Incluir os alunos da Educação de Jovens e Adultos no
mundo digital é, ao mesmo tempo, despertar neles o inte-
resse, não apenas dos conteúdos desenvolvidos na sala de