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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

aula, mas além disso, fazer com que percebam que o uso do

computador e da internet, como suporte, será um facilitador

para a vida prática. Como, por exemplo, agregar este conhe-

cimento para as possibilidades de colocação no mundo do

trabalho, quando puderem afirmar e demonstrar que sabem

utilizar o computador.

Pontes Júnior (2006) deixa isso explícito quando diz:

“[...] o usuário primeiro necessita ser alfabetizado digital-

mente (aprendendo comandos básicos, noções sobre soft-

wares, acesso à Internet) podendo o processo de inclusão

ocorrer posteriormente, desde que o sujeito tenha as condi-

ções mínimas para utilização de um computador

[sic]

[...]”. Sen-

do assim, a busca por solucionar a dificuldade que os estu-

dantes enfrentam por falta da alfabetização digital dialoga

com a ideia do estudioso citado.

Não é possível falar sobre aprendizagem que envolva

estudantes jovens, adultos e idosos sem mencionar nova-

mente Paulo Freire (1995), que se refere ao uso do compu-

tador no processo de ensino-aprendizagem como um re-

curso que pode expandir a capacidade crítica e criativa dos

sujeitos. Porém, demonstra preocupação sobre quem esse

recurso irá favorecer, pois muitas vezes, não ocorre a alfabe-

tização digital, mas um treinamento tecnológico destinado

apenas a atender as necessidades mercadológicas. Segundo

este raciocínio, nos processos de ensino significativo é ne-

cessário levar o estudante a compreender o que a sociedade

carece, assim, pode interferir em seu meio.

Carvalho (2003) auxilia nesse entendimento quando

faz compreender que o fato de ter acesso ao computador

não significa que será produtivo se o usuário não souber

utilizar o equipamento. Trazendo isso para dentro do am-

biente escolar é possível afirmar que não adianta construir

laboratórios de informática e equipá-los se o estudante não

souber utilizar os

softwares

. Sendo assim, os professores que

utilizam o computador como auxiliar em suas aulas não te-

rão sucesso, pois os usuários que não possuem habilidades

serão excluídos.