722
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
aula, mas além disso, fazer com que percebam que o uso do
computador e da internet, como suporte, será um facilitador
para a vida prática. Como, por exemplo, agregar este conhe-
cimento para as possibilidades de colocação no mundo do
trabalho, quando puderem afirmar e demonstrar que sabem
utilizar o computador.
Pontes Júnior (2006) deixa isso explícito quando diz:
“[...] o usuário primeiro necessita ser alfabetizado digital-
mente (aprendendo comandos básicos, noções sobre soft-
wares, acesso à Internet) podendo o processo de inclusão
ocorrer posteriormente, desde que o sujeito tenha as condi-
ções mínimas para utilização de um computador
[sic]
[...]”. Sen-
do assim, a busca por solucionar a dificuldade que os estu-
dantes enfrentam por falta da alfabetização digital dialoga
com a ideia do estudioso citado.
Não é possível falar sobre aprendizagem que envolva
estudantes jovens, adultos e idosos sem mencionar nova-
mente Paulo Freire (1995), que se refere ao uso do compu-
tador no processo de ensino-aprendizagem como um re-
curso que pode expandir a capacidade crítica e criativa dos
sujeitos. Porém, demonstra preocupação sobre quem esse
recurso irá favorecer, pois muitas vezes, não ocorre a alfabe-
tização digital, mas um treinamento tecnológico destinado
apenas a atender as necessidades mercadológicas. Segundo
este raciocínio, nos processos de ensino significativo é ne-
cessário levar o estudante a compreender o que a sociedade
carece, assim, pode interferir em seu meio.
Carvalho (2003) auxilia nesse entendimento quando
faz compreender que o fato de ter acesso ao computador
não significa que será produtivo se o usuário não souber
utilizar o equipamento. Trazendo isso para dentro do am-
biente escolar é possível afirmar que não adianta construir
laboratórios de informática e equipá-los se o estudante não
souber utilizar os
softwares
. Sendo assim, os professores que
utilizam o computador como auxiliar em suas aulas não te-
rão sucesso, pois os usuários que não possuem habilidades
serão excluídos.