XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
725
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
______, Paulo.
Pedagogia da autonomia:
saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
______, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. São Paulo: Paz e Ter-
ra. 1996.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
PROEJA:
Programa Nacional
de Integração da Educação Profissional com a Educa-
ção Básica na Modalidade de Jovens e Adultos. Docu-
mento Base. Brasília, 2007.
MORAN
,
José Manoel.
As múltiplas formas do aprender.
Disponível em:
<http://helenacrte.pbworks.com/f/po sitivo.pdf>. Acesso em: 07 mar 2018.
PONTES JUNIOR, João de.
Alfabetização digital: propo-
sição de parâmetros metodológicos para capaci-
tação em competência informacional.
2009. 168 f.
Dissertação (Mestrado - Pontifícia Universidade Cató-
lica de Campinas). Campinas.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICA-
ÇÃO, Sétimo, 2016, Aracajú-SE.
Ensino Híbrido:
relato
de formação e prática docente para a personalização
e o uso integrado das tecnologias digitais na educa-
ção
; Aracajú-SE: BACICH, Lilian. Disponível em:
https:// eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/viewFi le/3323/1251.Acesso em: 29 mar. 2018.
THIOLLENT, Michel.
Metodologia da pesquisa-ação.
18 ed.
São Paulo: Cortez, 2011.
VALOURA, Leila de Castro.
Paulo Freire, o educador brasi-
leiro autor do termo
Empoderamento, em seu sentido transformador
. Dis-
ponível em:
https://www.researchgate.net/publica tion/303912423_Paulo_Freire_o_educador_brasilei ro_autor_do_termo_Empoderamento_em_seu_senti do_transformador.Acesso em: 30 mar 2018.