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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

recebeu o nome que leva até hoje: Escola Municipal Nossa

Senhora de Fátima. Essa mudança ocorreu durante a gestão

(1956-1958) de Leonel Brizola

3

como prefeito de Porto Ale-

gre. Constitui-se no Grupo Escolar mais antigo do Município

de Porto Alegre.

No primeiro semestre do ano de 2017, durante as au-

las da disciplina de História para as Totalidades Finais (T4, T5

e T6) do Ensino Fundamental foi trabalhada a importância

da memória coletiva que envolve todos que tiveram algum

vínculo com a escola durante essas seis décadas de história

da escola. Sobre o conceito de memória coletiva utiliza-se as

contribuições de Maurice Halbwachs (1990, p. 26), que lem-

bra o fato de que nossas lembranças permanecem coletivas

e elas nos são lembradas pelos outros, mesmo que se trate

de acontecimentos nos quais só nós estivemos envolvidos

e com objetos que só nós vimos. Segundo o Halbwachs, a

memória individual resulta do cruzamento de múltiplas cor-

rentes de memória coletiva, o que confere especificidades e

importância às lembranças de cada pessoa. Para Halbwachs

(1990, p. 51-52):

Se a memória coletiva tira sua força e sua duração

do fato de ter por suporte um conjunto de homens,

não obstante eles são indivíduos que se lembram,

enquanto membros do grupo. Dessa massa de lem-

branças comuns, e que se apóiam uma sobre a ou-

tra, não são as mesmas que aparecerão com mais

intensidade para cada um deles. [...] cada memória

individual é um ponto de vista sobre a memória

coletiva, [...] este ponto de vista muda conforme

o lugar que ali eu ocupo, e [...] este lugar mesmo

muda segundo as relações que mantenho com ou-

3

Em 1955, Brizola foi eleito prefeito de Porto Alegre, derrotando por larga

margem a Frente Democrática (PSD, UDN e PL). Ao iniciar o seu mandato

com profunda prioridade ao atendimento de reivindicações das classes

trabalhadoras, como saneamento básico, criação de escolas primárias e

melhoria nos transportes coletivos. Um dos pontos mais enfatizados de

sua administração foi a criação de grupos escolares municipais em toda a

área urbana, principalmente nas vilas populares. Ver: BRIZOLA, Leonel de

Moura. Verbete.

Fundação Getúlio Vargas – CPDOC

. Disponível em:

http// www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/leonel-de-mou- ra-brizola.

Acesso: 16 de fevereiro de 2018.