734
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
a influência da educação popular a partir do cotidiano dos
educandos, segundo Freire (2010, p. 15):
o conceito de Educação de Adultos vai se movendo
na direção do de Educação Popular. Não é possível
a educadoras e educadores pensar apenas os pro-
cedimentos didáticos e os conteúdos a serem ensi-
nados aos grupos populares. Os próprios conteú-
dos a serem ensinados não podem ser totalmente
estranhos àquela cotidianidade.
Meus netos estudam na escola hoje. Te-
nho muito carinho pela escola. Acho que
ela deve ser defendida por todo mundo
aqui na comunidade. (Santa, entrevistada
pelo estudante Luis Percy)
Percebe-se que há um carinho importante de pessoas
que estudaram na escola e têm a consciência da importância
dela para todos. Parecem estarem de acordo com a defesa ir-
restrita da educação como um direito de todos. Por esse mo-
tivo, como aponta Machado (2016, p. 432), ao lado de todas
as lutas travadas na EJA, a luta pelo direito a escolarização
de qualidade é uma bandeira que precisa ser retomada em
seu sentido mais profundo, como um compromisso ético-
-político dos educadores para com os educandos. A autora
afirma que há, sobretudo nas últimas décadas, uma per-
da do sentido da escola como um espaço de aprender e
ensinar, de acessar e produzir conhecimento, de aguçar o
potencial do pensamento crítico e reflexivo. Para todas as
gerações isto é um grande prejuízo, mas para jovens e adul-
tos trabalhadores resulta na inviabilidade de seu retorno ao
processo de escolarização, pois se perde o sentido da luta
pelo acesso à escola, já que esta não consegue cumprir seu
principal papel, que é o de produzir e lidar com o conheci-
mento transformador da realidade de desigualdades sociais
numa perspectiva emancipatória dos trabalhadores. Nesta
categoria, evidencia-se a importância da educação aconte-
cer ao longo da vida em um processo contínuo, no qual o