XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
733
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
tudei por lá. Acho que aprendi muita coisa
sobre que temos direitos e devemos lutar
para ter mais. (João, entrevistado pelo es-
tudante Maicon).
A construção de sujeitos cidadãos é um dos objetivos
do trabalho do educador. Como lembra Machado (2016, p.
431), estamos falando de educação como prática humana,
constituída e constituinte das relações sociais e políticas
produzidas no âmbito da sociedade. Educação como direito
de todas e todos os cidadãos a acessarem democraticamen-
te os saberes sistematizados pela humanidade, contribuindo
na construção de novos saberes. Educação garantida como
política pública de Estado, pois essa é a única alternativa
possível para que os trabalhadores e as trabalhadoras deem
prosseguimento a seus estudos. Para tanto, nesse momento
cresce em importância a EJA que possui uma história rica
em experiências na capital do RS. Como afirma Freire (1989):
o que deve ser instaurada é a pedagogia que começa pelo
diálogo, pela comunicação, por uma nova relação humana
que possibilite ao próprio povo a elaboração de uma cons-
ciência do mundo em que vive.
Algumas coisas que aconteciam na nossa
realidade falávamos na escola. (João, en-
trevistado pelo estudante Maicon).
Essa fala remete à ideia de que a escola deve refletir
a realidade em que está inserida. O trabalho pedagógico
na EJA é, preferencialmente, desenvolvido a partir das ex-
periências e/ou realidades dos estudantes, bem como os
interesses e saberes que os sujeitos levam para as salas de
aula. Os conteúdos são apresentados de maneira específica,
relacionados sempre que possível às situações do cotidia-
no. Sendo assim, na didática da EJA, objetiva-se incorporar
os conteúdos às ações concretas, que contribuam na vida
destes estudantes de maneira que possa capacitar à ação
social dos estudantes. Desse modo os educandos possam
sentir que estão inseridos em um espaço de cidadania sob