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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

tudei por lá. Acho que aprendi muita coisa

sobre que temos direitos e devemos lutar

para ter mais. (João, entrevistado pelo es-

tudante Maicon).

A construção de sujeitos cidadãos é um dos objetivos

do trabalho do educador. Como lembra Machado (2016, p.

431), estamos falando de educação como prática humana,

constituída e constituinte das relações sociais e políticas

produzidas no âmbito da sociedade. Educação como direito

de todas e todos os cidadãos a acessarem democraticamen-

te os saberes sistematizados pela humanidade, contribuindo

na construção de novos saberes. Educação garantida como

política pública de Estado, pois essa é a única alternativa

possível para que os trabalhadores e as trabalhadoras deem

prosseguimento a seus estudos. Para tanto, nesse momento

cresce em importância a EJA que possui uma história rica

em experiências na capital do RS. Como afirma Freire (1989):

o que deve ser instaurada é a pedagogia que começa pelo

diálogo, pela comunicação, por uma nova relação humana

que possibilite ao próprio povo a elaboração de uma cons-

ciência do mundo em que vive.

Algumas coisas que aconteciam na nossa

realidade falávamos na escola. (João, en-

trevistado pelo estudante Maicon).

Essa fala remete à ideia de que a escola deve refletir

a realidade em que está inserida. O trabalho pedagógico

na EJA é, preferencialmente, desenvolvido a partir das ex-

periências e/ou realidades dos estudantes, bem como os

interesses e saberes que os sujeitos levam para as salas de

aula. Os conteúdos são apresentados de maneira específica,

relacionados sempre que possível às situações do cotidia-

no. Sendo assim, na didática da EJA, objetiva-se incorporar

os conteúdos às ações concretas, que contribuam na vida

destes estudantes de maneira que possa capacitar à ação

social dos estudantes. Desse modo os educandos possam

sentir que estão inseridos em um espaço de cidadania sob