Table of Contents Table of Contents
Previous Page  728 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 728 / 2428 Next Page
Page Background

728

EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

te, inseridos em regiões com grandes dificuldades sociais e

econômicas os educadores lutam pela manutenção do aten-

dimento do público de educandos e pela permanência de

escolas funcionando em condições para recebê-los.

O presente texto procura realizar uma reflexão da im-

portância da oferta da modalidade da EJA nas escolas mu-

nicipais localizadas em regiões periféricas e de dificuldades

socioeconômicas em Porto Alegre. A partir de entrevistas rea-

lizadas por alguns educandos, das turmas de EJA da Escola

Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima

(EMEF N.S. Fátima), com moradores da comunidade que já

haviam estudado na escola realiza-se essa reflexão sobre o

papel desempenhado pela escola há algumas décadas.

Na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, a EJA

teve seu início através do Serviço de Educação de Jovens e

Adultos (SEJA), no ano de 1989. Na EMEF Fátima, o SEJA foi

implantado em 1993, a partir de uma demanda do Orça-

mento Participativo (OP)

2

. Desde então, busca-se, por parte

dos educadores a manutenção do acesso, inclusão e perma-

nência dos educandos proporcionando espaços vivenciais

de cidadania.

Somente a partir dos anos 1980, o bairro Bom Jesus

passou a ser oficialmente reconhecido como um bairro da

cidade. Anos antes disso, contudo, a Escola já exercia um

importante papel para centenas de pessoas que viviam nas

comunidades do Mato Sampaio, Vila Pinto, Vila Divinéia e

Vila Fátima. Estes nomes permeiam a história deste que já

foi considerado o maior aglomerado contínuo de sub-habi-

tações da cidade de Porto Alegre. Em 1957, o galpão que era

utilizado para distribuição de comida para crianças, deixadas

à mercê pelas famílias de trabalhadores que não possuíam

meios de cuidá-las enquanto trabalhavam, transforma-se

no primeiro centro alfabetizador do Mato Sampaio, quando

2

Ver o trabalho de Rolim e Hübner sobre o trabalho dos educadores na EJA

da EMEF Fátima: ROLIM, César Daniel de Assis; HÜBNER, Susane. (Re)signi-

ficação da participação nas eleições municipais, um projeto interdisciplinar.

X Seminário Nacional: Diálogos de Paulo Freire – Democracia, sujeitos cole-

tivos e Pedagogia da Esperança.

Porto Alegre. 2016.