728
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
te, inseridos em regiões com grandes dificuldades sociais e
econômicas os educadores lutam pela manutenção do aten-
dimento do público de educandos e pela permanência de
escolas funcionando em condições para recebê-los.
O presente texto procura realizar uma reflexão da im-
portância da oferta da modalidade da EJA nas escolas mu-
nicipais localizadas em regiões periféricas e de dificuldades
socioeconômicas em Porto Alegre. A partir de entrevistas rea-
lizadas por alguns educandos, das turmas de EJA da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima
(EMEF N.S. Fátima), com moradores da comunidade que já
haviam estudado na escola realiza-se essa reflexão sobre o
papel desempenhado pela escola há algumas décadas.
Na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, a EJA
teve seu início através do Serviço de Educação de Jovens e
Adultos (SEJA), no ano de 1989. Na EMEF Fátima, o SEJA foi
implantado em 1993, a partir de uma demanda do Orça-
mento Participativo (OP)
2
. Desde então, busca-se, por parte
dos educadores a manutenção do acesso, inclusão e perma-
nência dos educandos proporcionando espaços vivenciais
de cidadania.
Somente a partir dos anos 1980, o bairro Bom Jesus
passou a ser oficialmente reconhecido como um bairro da
cidade. Anos antes disso, contudo, a Escola já exercia um
importante papel para centenas de pessoas que viviam nas
comunidades do Mato Sampaio, Vila Pinto, Vila Divinéia e
Vila Fátima. Estes nomes permeiam a história deste que já
foi considerado o maior aglomerado contínuo de sub-habi-
tações da cidade de Porto Alegre. Em 1957, o galpão que era
utilizado para distribuição de comida para crianças, deixadas
à mercê pelas famílias de trabalhadores que não possuíam
meios de cuidá-las enquanto trabalhavam, transforma-se
no primeiro centro alfabetizador do Mato Sampaio, quando
2
Ver o trabalho de Rolim e Hübner sobre o trabalho dos educadores na EJA
da EMEF Fátima: ROLIM, César Daniel de Assis; HÜBNER, Susane. (Re)signi-
ficação da participação nas eleições municipais, um projeto interdisciplinar.
X Seminário Nacional: Diálogos de Paulo Freire – Democracia, sujeitos cole-
tivos e Pedagogia da Esperança.
Porto Alegre. 2016.