XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
Arroyo (2010) entende que dentro da educação se faz
necessário avançar no processo de inclusão, incluir digital-
mente também deve seguir esta esteira. Segundo ele, não
basta falar que estes indivíduos possuem direito ao acesso,
abrir as portas da escola e apenas aguardar que aqueles que
tiveram negado a permanência em espaços formais de acesso
não somente a educação, mas ao esporte, ao lazer e a cultu-
ra, que simplesmente passem a se sentir cidadãos de direito,
sendo que historicamente foram excluídos de tudo isto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Viver socialmente é estar convivendo com as cons-
tantes transformações que a sociedade passa, cultural, eco-
nômica, socioambiental e tecnológica. Quando se fala no
mundo produtivo, tais mudanças caminham junto com no-
vas demandas que exigem dos sujeitos novas competências
e habilidades para buscarem espaço no mundo do traba-
lho, formal ou informal. Neste cenário as tecnologias estão
presentes, mas além dele, também se fazem presentes no
cotidiano das pessoas. Portanto, inserir os meios digitais no
ensino de jovens e adultos implica, também, em uma ques-
tão de responsabilidade social.
Na perspectiva da inclusão como prática de ensino, o
ensino no PROEJA deve ter a percepção dos grandes desa-
fios para superar as dificuldades que os estudantes enfren-
tam. A falta de habilidade no uso dos recursos tecnológicos
por parte de alguns estudantes, principalmente os de maior
vulnerabilidade socioeconômica e que estão há mais tempo
afastados do ensino formal, é uma delas. Incluir esse sujeito
alfabetizando-o digitalmente é fundamental.
Considerando a inclusão digital no contexto da EJA
e do PROEJA, o ensino híbrido da informática consiste em
uma alternativa facilitadora no processo de ensino aprendi-
zagem. Constituindo o professor como agente oportuniza-
dor de mudanças, que elevem este educando de um pata-
mar de recebedor de conteúdo, para um estágio de autor de
seu conhecimento, tornando o ensino da informática, uma
ferramenta de transformação social.