XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
719
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
É nesta perspectiva educacional, que o ensino híbrido
deve ser considerado uma das alternativas viáveis no ensino
da informática junto aos estudantes dos cursos do PROEJA.
Pois, esta modalidade deve conceber várias didáticas, várias
alternativas educacionais, diversos modelos pedagógicos, a
fim de que o estudante se aproprie dos conteúdos e conhe-
cimentos da informática para além da sala de aula.
A INCLUSÃO DIGITAL NO PROEJA: EM TEMPOS DE
ENSINO HÍBRIDO
Frente às diversas possibilidades didáticas do ensino
da informática, possibilitar o empoderamento digital aos es-
tudantes do PROEJA, através do letramento e da inclusão no
mundo tecnológico, torna estes sujeitos mais autônomos.
O que facilita o fazer pedagógico do professor, através do
desenvolvimento deste conhecimento é possível melhorar a
capacidade educacional para além da sala de aula.
Para que isto ocorra é fundamental instrumentalizar
os estudantes de saberes, objetivando não só o seu preparo
para o mundo do trabalho e, sua consequente sobrevivên-
cia, mas como ferramenta a fim de ultrapassar o domínio
de uma sociedade cada vez mais opressora. Neste sentido
o professor para Freire (1996) constitui-se em uma lideran-
ça revolucionária, comprometida com as massas oprimidas
que tem um compromisso com a liberdade, e deve saber
“que as condições materiais, econômicas, sociais e políticas,
culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase
sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento
de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também
que os obstáculos não se eternizam” (FREIRE, 2011, p. 53).
Estas orientações dão sentido às proposições do
PROEJA que dialogam com a necessidade da inclusão di-
gital na educação de jovens e adultos, já que as tecnolo-
gias são ferramentas indispensáveis para a mediação dos
conhecimentos e para qualificação profissional e para que,
também, possam usar estes recursos no seu dia-a-dia. Pro-
mover o empoderamento destes conhecimentos, através