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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

É nesta perspectiva educacional, que o ensino híbrido

deve ser considerado uma das alternativas viáveis no ensino

da informática junto aos estudantes dos cursos do PROEJA.

Pois, esta modalidade deve conceber várias didáticas, várias

alternativas educacionais, diversos modelos pedagógicos, a

fim de que o estudante se aproprie dos conteúdos e conhe-

cimentos da informática para além da sala de aula.

A INCLUSÃO DIGITAL NO PROEJA: EM TEMPOS DE

ENSINO HÍBRIDO

Frente às diversas possibilidades didáticas do ensino

da informática, possibilitar o empoderamento digital aos es-

tudantes do PROEJA, através do letramento e da inclusão no

mundo tecnológico, torna estes sujeitos mais autônomos.

O que facilita o fazer pedagógico do professor, através do

desenvolvimento deste conhecimento é possível melhorar a

capacidade educacional para além da sala de aula.

Para que isto ocorra é fundamental instrumentalizar

os estudantes de saberes, objetivando não só o seu preparo

para o mundo do trabalho e, sua consequente  sobrevivên-

cia, mas como ferramenta a fim de ultrapassar o domínio

de uma sociedade cada vez mais opressora. Neste sentido

o professor para Freire (1996) constitui-se em uma lideran-

ça revolucionária, comprometida com as massas oprimidas

que tem um compromisso com a liberdade, e deve saber

“que as condições materiais, econômicas, sociais e políticas,

culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase

sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento

de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também

que os obstáculos não se eternizam” (FREIRE, 2011, p. 53).

Estas orientações dão sentido às proposições do

PROEJA que dialogam com a necessidade da inclusão di-

gital na educação de jovens e adultos, já que as tecnolo-

gias são ferramentas indispensáveis para a mediação dos

conhecimentos e para qualificação profissional  e para que,

também,  possam usar estes recursos no seu dia-a-dia. Pro-

mover o empoderamento destes conhecimentos, através