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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

oferecidos na modalidade PROEJA recebem este público

nos Institutos Federais. E tem a responsabilidade social de

desenvolver as habilidades relacionadas às ferramentas in-

formacionais, possibilitando alternativas de inclusão digital.

Este artigo se propõe a refletir sobre a necessidade de um

processo de ensino aprendizagem, que vá ao encontro de

uma práxis educacional libertadora, que seja benéfica tanto

para os estudantes como para os educadores. Pois, as ferra-

mentas tecnológicas fazem parte do conjunto de possibili-

dades que os profissionais da educação devem usufruir para

auxiliá-los a alcançar os objetivos pedagógicos planejados.

Como procedimento metodológico, utilizou-se uma

abordagem qualitativa referendada por uma pesquisa de

cunho bibliográfico para fundamentar teoricamente o tema

tratado. Alicerça nas obras freireanas a fim de argumentar

suas reflexões. Na perspectiva de uma educação transfor-

madora, que promove a cidadania, a liberdade e a consciên-

cia  para a emancipação, na qual o educador é o agente que

estimula o sujeito a exercer o protagonismo social e político.

PROEJA: UM ESPAÇO DIALÓGICO COM A INCLUSÃO

O PROEJA constitui-se em uma proposta de formação

na modalidade EJA integrada à educação profissional (EP),

sendo uma iniciativa de ação para o ensino profissional, e

inclusivo para aqueles que deixaram de estudar e que pre-

cisam, com urgência, inserir-se no mundo do trabalho. Esta

política partiu de uma experiência oriunda EJA, que a gestão

pública percebeu a necessidade de preparar o educando,

não só para um saber conteudista e formal, mas para a vida

profissional, através do oferecimento de uma qualificação

de nível técnica, sem descuidar da

educação propedêutica.

Assim, em 2005, por meio do

Decreto nº 5.478, de 24 de

junho de 2005, foi criado o PROEJA.

Uma das finalidades mais significativas dos cursos

técnicos integrados no âmbito de uma política edu-

cacional pública deve ser a capacidade de propor-

cionar educação básica sólida, em vínculo estreito