716
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
oferecidos na modalidade PROEJA recebem este público
nos Institutos Federais. E tem a responsabilidade social de
desenvolver as habilidades relacionadas às ferramentas in-
formacionais, possibilitando alternativas de inclusão digital.
Este artigo se propõe a refletir sobre a necessidade de um
processo de ensino aprendizagem, que vá ao encontro de
uma práxis educacional libertadora, que seja benéfica tanto
para os estudantes como para os educadores. Pois, as ferra-
mentas tecnológicas fazem parte do conjunto de possibili-
dades que os profissionais da educação devem usufruir para
auxiliá-los a alcançar os objetivos pedagógicos planejados.
Como procedimento metodológico, utilizou-se uma
abordagem qualitativa referendada por uma pesquisa de
cunho bibliográfico para fundamentar teoricamente o tema
tratado. Alicerça nas obras freireanas a fim de argumentar
suas reflexões. Na perspectiva de uma educação transfor-
madora, que promove a cidadania, a liberdade e a consciên-
cia para a emancipação, na qual o educador é o agente que
estimula o sujeito a exercer o protagonismo social e político.
PROEJA: UM ESPAÇO DIALÓGICO COM A INCLUSÃO
O PROEJA constitui-se em uma proposta de formação
na modalidade EJA integrada à educação profissional (EP),
sendo uma iniciativa de ação para o ensino profissional, e
inclusivo para aqueles que deixaram de estudar e que pre-
cisam, com urgência, inserir-se no mundo do trabalho. Esta
política partiu de uma experiência oriunda EJA, que a gestão
pública percebeu a necessidade de preparar o educando,
não só para um saber conteudista e formal, mas para a vida
profissional, através do oferecimento de uma qualificação
de nível técnica, sem descuidar da
educação propedêutica.
Assim, em 2005, por meio do
Decreto nº 5.478, de 24 de
junho de 2005, foi criado o PROEJA.
Uma das finalidades mais significativas dos cursos
técnicos integrados no âmbito de uma política edu-
cacional pública deve ser a capacidade de propor-
cionar educação básica sólida, em vínculo estreito