XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
717
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
com a formação profissional, ou seja, a formação
integral do educando. A formação assim pensada
contribui para a integração social do educando, o
que compreende o mundo do trabalho sem resu-
mir-se a ele, assim como compreende a continuida-
de de estudos. (BRASIL, 2005, p. 28).
Para atingir os objetivos vislumbrados pela educação
voltada aos estudantes que buscam uma formação técni-
ca são necessárias ações que contribuam para a superação
da dicotomia histórica entre o pensar e o fazer. Os educan-
dos que ingressam nos cursos deste programa pretendem
adquirir conhecimentos práticos do mundo do trabalho
suficientes para se tornarem profissionais, sendo o uso de
tecnologias uma das habilidades básicas necessárias no pro-
cesso formativo.
Neste sentido, o público que busca os cursos do Pro-
grama Nacional de Integração da Educação Profissional
com a Educação Básica para Educação de Jovens e Adultos
(PROEJA) participa de uma camada da população que so-
fre as consequências da desigualdade econômica e social,
não tendo acesso aos direitos sociais do ser humano, dentre
eles o direito à educação básica e de qualidade. Estes su-
jeitos passaram pela experiência de exclusão no processo
de ensino formal, pertencem a um grupo, que por diversos
motivos, deixaram para trás a escola e as respectivas opor-
tunidades de qualificação. O que impossibilita o acesso a
vagas de empregos com melhores remunerações. A qualifi-
cação profissional, na perspectiva de inclusão no mundo do
trabalho, necessita cada vez mais preparar o estudante para
utilizar novos meios de execução de tarefas.
A proposta do PROEJA constitui uma ação de ensi-
no inclusivo para aqueles que deixaram de estudar e que
precisam, com urgência, inserir-se no mundo do trabalho.
Esse público tem por característica a descontinuidade no
processo de ensino aprendizagem. E, para além da pobre-
za, convivem com fenômenos sociais como: o alcoolismo, as
drogas, a violência doméstica. Situações identificadas como
causas da sua dificuldade de aprendizagem. Outros fatores