XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
713
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
empoderamento, difundi entre os trabalhadores a ética in-
dividualista e competitiva dos “homens de negócio”, sendo
necessário romper com essa lógica compensatória e assis-
tencialista. (VENTURA, 2011)
Porém é necessário uma disputa contra-hegemônica,
pela escola e pela Educação de Jovens e Adultos, a fim de
construir uma educação que seja integradora, unitária, po-
litécnica e omnilateral, Para construirmos uma relação en-
tre trabalho e educação para além da lógica do capital é
necessário compreender que historicamente o projeto de
educação esteve atrelado ao projeto de sociedade, sendo
necessário também este ter disputado.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia:
saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______.
Pedagogia da esperança:
um reencontro com a pe-
dagogia do oprimido. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra,
2015
FRIGOTTO, Gaudêncio.
Trabalho, conhecimento, consciên-
cia e a educação do trabalhador
: impasses teóricos
e práticos. In: GOMEZ, Carlos Minayo
et al
. Trabalho e
conhecimento: dilemas na educação do trabalhador.
6. ed. São Paulo: Cortez, 2012
NOSELLA, Paolo.
Trabalho e educação
. In: GOMEZ, Carlos
Minayo et al. Trabalho e conhecimento: dilemas na
educação do trabalhador. 6. ed. São Paulo: Cortez,
2012
MÉSZÁROS, István.
A educação para além do capital
. São
Paulo: Boitempo, 2008
VENTURA, Jaqueline. A trajetória histórica da educação de
jovens e adultos trabalhadores. In: TIRIBA, Lia; CIAVAT-
TA, Maria (Org.)
Trabalho e Educação de Jovens e
Adultos.
Brasília: Laber Livro e Editora UFF, 2011.