Table of Contents Table of Contents
Previous Page  713 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 713 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

713

EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

empoderamento, difundi entre os trabalhadores a ética in-

dividualista e competitiva dos “homens de negócio”, sendo

necessário romper com essa lógica compensatória e assis-

tencialista. (VENTURA, 2011)

Porém é necessário uma disputa contra-hegemônica,

pela escola e pela Educação de Jovens e Adultos, a fim de

construir uma educação que seja integradora, unitária, po-

litécnica e omnilateral, Para construirmos uma relação en-

tre trabalho e educação para além da lógica do capital é

necessário compreender que historicamente o projeto de

educação esteve atrelado ao projeto de sociedade, sendo

necessário também este ter disputado.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia:

saberes necessá-

rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______.

Pedagogia da esperança:

um reencontro com a pe-

dagogia do oprimido. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra,

2015

FRIGOTTO, Gaudêncio.

Trabalho, conhecimento, consciên-

cia e a educação do trabalhador

: impasses teóricos

e práticos. In: GOMEZ, Carlos Minayo

et al

. Trabalho e

conhecimento: dilemas na educação do trabalhador.

6. ed. São Paulo: Cortez, 2012

NOSELLA, Paolo.

Trabalho e educação

. In: GOMEZ, Carlos

Minayo et al. Trabalho e conhecimento: dilemas na

educação do trabalhador. 6. ed. São Paulo: Cortez,

2012

MÉSZÁROS, István.

A educação para além do capital

. São

Paulo: Boitempo, 2008

VENTURA, Jaqueline. A trajetória histórica da educação de

jovens e adultos trabalhadores. In: TIRIBA, Lia; CIAVAT-

TA, Maria (Org.)

Trabalho e Educação de Jovens e

Adultos.

Brasília: Laber Livro e Editora UFF, 2011.