XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
709
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
A EDUCAÇÃO DE ADULTOS E A RELAÇÃO
ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO: EXPERIÊNCIAS
DO PROGRAMA COMPARTILHAR (PMPA)
Denis Fernando Barcellos Angelo
1
Tanise Baptista de Medeiros
2
Palavras-chave
: Educação de adultos. Trabalhadores. Pro-
grama Compartilhar.
O Programa Compartilhar da Prefeitura Municipal de
Porto Alegre, criado em 1989 e garantido pela ordem de
serviço nº 033 de 1993, tem como objetivo possibilitar a es-
colarização de servidores municipais que não concluíram o
Ensino Fundamental e o Ensino Médio regular. As aulas são
ofertadas nos seus próprios locais de trabalho e os alunos
são liberados dois turnos de sua carga horária semanal de
trabalho para realizarem os estudos, na modalidade da Edu-
cação de Jovens e Adultos. Os estudantes do Programa, em
sua maioria são homens trabalhadores com uma média de
50 anos, que romperam com a trajetória escolar ainda na
infância ou adolescência, e iniciaram suas trajetórias de tra-
balho muito cedo. Realizam no serviço público atividades
ligadas a setores de prestação de serviços como saneamen-
to básico, segurança, pavimentação e manutenção de vias e
obras, serviços gerais, etc. O objetivo deste relato de expe-
riência é problematizar a relação entre trabalho e educação
no ensino de adultos trabalhadores, contribuindo para uma
maior reflexão e produção de conhecimento acerca da te-
mática e do Programa Compartilhar.
Segundo o pensamento e o método sistematizado
por Paulo Freire, para um processo de ensino-aprendizagem
1
Bacharelando em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Gran-
de do Sul (UFRGS), Licenciado em Educação Física (Centro Universitário
Metodista IPA),
denis81.angelo@yahoo.com.br2
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação
da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), Licencia-
da em História (UFRGS),
tanise.medeiros@gmail.com