XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
com uma prática educativa que atenda aos interesses domi-
nantes, para realizar uma
práxis
pedagógica na educação de
adultos que seja coerente com uma
pedagogia libertadora.
Para garantir um processo educativo que atenda aos
interesses dos trabalhadores é necessário romper com a di-
cotomia entre o pensar e o fazer, e garantir que tal processo
tenha como ponto de partida e de chegada o mundo do
trabalho, da cultura, das múltiplas formas como os traba-
lhadores produzem sua existência. Para Gaudêncio Frigotto
e outros educadores do campo crítico, é necessário resgatar
o trabalho como princípio educativo e isso está para além
do trabalho como método pedagógico (FRIGOTTO, 2012).
Trata-se de compreender o trabalho como direito e dever
de todos, de educar para a
conscientização
de que ninguém
deve ser detentor de privilégios a partir da exploração do
corpo do outro. É necessário o resgate ontológico da cate-
goria trabalho como aquele que define o modo humano de
existência, que produz a materialidade da vida e a consciên-
cia do ser social.
Partindo dessas concepções, fomos construindo um
processo educativo que não é neutro, pois a educação e os
educadores, como nos dizia Paulo Freire (FREIRE, 1996), não
são passíveis de neutralidade. Buscamos assim uma práti-
ca integradora, em busca de uma educação que abrange a
educação corporal, científica e tecnológica, compreenden-
do todas as dimensões do ser humano numa perspectiva
omnilateral (FRIGOTTO, 2012). Compreendemos que os alu-
nos do Compartilhar são fruto dessa divisão entre trabalho
e educação, entre trabalho manual e trabalho intelectual,
não conseguindo perceber relação entre as suas atividades
profissionais, que são braçais, e os conteúdos curriculares
do ensino formal. Assim buscamos ressignificar os conhe-
cimentos trabalhados em sala de aula, a fim de que esses
pudessem dialogar e ser parte indissociável do mundo do
trabalho.
No trabalho interdisciplinar entre as áreas de Educação
Física e História, remontamos à origem da Educação Física