XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
727
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
A MEMÓRIA DE EDUCANDOS DA EJA
COMO FONTE PARA AULAS DE HISTÓRIA DO
BAIRRO BOM JESUS EM PORTO ALEGRE
César Daniel de Assis Rolim
1
RESUMO
: O presente texto procura realizar uma reflexão
da importância da oferta da modalidade da EJA nas escolas
municipais localizadas em regiões periféricas e de dificulda-
des socioeconômicas em Porto Alegre. A partir de entrevis-
tas realizadas por alguns educandos, das turmas de EJA da
Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de
Fátima (EMEF N.S. Fátima), com moradores da comunidade
que já haviam estudado na escola realiza-se essa reflexão
sobre o papel desempenhado pela escola há algumas déca-
das. Busca-se estudar a história da escola e relacioná-la com
as histórias individuais de cada entrevistado assim como a
história da comunidade na qual estão inseridos.
Palavras-chave
: Memória. Bom Jesus. EMEF Fátima. Educa-
ção Popular. EJA.
Desde o início do ano de 2017, a Rede Municipal de
Ensino de Porto Alegre vive sob a égide de uma gestão que
procura readequar vários aspectos da organização das es-
colas e do processo de ensino-aprendizagem por parte dos
educadores. Essas mudanças, que implicam nas alterações
dos horários de início e término das aulas, passando por
ameaças de fechamento das turmas de Educação de Jo-
vens e Adultos (EJA) e até mesmo pelo controle/contingen-
ciamento das refeições servidas às crianças nos refeitórios,
acabam por ameaçar as conquistas históricas do público de
educandos atendidos bem como de suas comunidades.
As escolas municipais, em Porto Alegre, especialmen-
te nesse contexto, crescem em importância. Invariavelmen-
1
Licenciado em História pela FAPA (2005). Educador de História da Rede
Municipal de Ensino de Porto Alegre. Fundamental Nossa Senhora de Fáti-
ma. E-mail:
cdarolim1979@gmail.com.