XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
739
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA
DA ECOLOGIA COSMOCENA.
Daiane Ferreira Ferreira
1
Eliane Almeida de Souza
2
Vilmar Alves Pereira
3
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Ecologia
Cosmocena, Comunidades Tradicionais.
INTRODUÇÃO
Esse artigo centra-se na necessidade de socializar no
processo de educação formal e não formal, um novo con-
ceito inserido a partir da Educação Ambiental desenvolvido
pelo autor Vilmar Alves Pereira, que vem reivindicando uma
melhor compreensão da relação humanidade-natureza em
sua totalidade, denominado Ecologia Cosmocena que em
sua terceira tese, abre caminhos para dialogar com os povos
tradicionais. Nesse bojo, além dos quilombolas, indígenas, e
outros, os pescadores/as e agricultores/as são também le-
gítimos e dentro de uma perspectiva metodológica freirea-
na, integram seus reposicionamentos legitimando em seu
cotidiano, a ciência com maior sintonia entre a natureza e a
humanidade, redefinindo olhares, vivências e aprendizagens
com o
cosmos.
1
Universidade Federal do Rio Grande – FURG, membro do Grupo de Es-
tudos sobre Fundamentos de Educação Ambiental e Popular – GEFEAP,
daiane.ferreira13@outlook.com2
Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Pós-Doutoranda no Pro-
grama de Pós-Graduação em Educação Ambiental/ FURG, membro do
Grupo de Estudos sobre Fundamentos de Educação Ambiental e Popular
– GEFEAP,
negrasim2004@yahoo.com.br3
Universidade Federal do Rio Grande – FURG, líder do Grupo de Estudos
sobre Fundamentos de Educação Ambiental e Popular – GEFEAP, coor-
denador da Pós-Graduação em Educação Ambiental/FURG, vilmar1972@
gmail.com